VOCÊ SABIA? - CAPITÃO AMÉRICA 2


Aqui você irá ler várias curiosidades, detalhes de produções e aquelas referências a coisas vindouras e outras produções da Marvel, os famosos easter eggs. Sim, tem spoilers, então se não viu o filme ainda encare por sua conta e risco ou volte mais tarde. E não se esqueça de ver nossa crítica sobre o filme. Certo? Vamo que vamo então:

- As primeiras gravações começaram em primeiro de abril de 2013, tendo o projeto sob o nome “Freezer Burn”. É costumeiro de Hollywood colocar a gravação de grandes filmes com nomes falsos para evitar vazar segredos do mesmo.

- O equipamento de voo do Falcão possui o logo das Indústrias Stark.

- Uma das cenas deletadas em Os Vingadores era sobre Steve Rogers tomando conhecimento sobre o que aconteceu com os Comando Selvagem e Peggy Carter. Ela foi deletada do filme de 2012, mas acabou achando espaço nessa continuação da aventura do soldado americano.

- Chris Evans, o Capitão, e Scarlett Johansson, a Viúva Negra, escreveram seus próprios diálogos em várias cenas que tiveram juntos.

- Anthony Mackie, o Falcão, não ficou muito feliz com seu uniforme de herói. Ele queria o uniforme clássico dos quadrinhos, sim aquele do colante vermelho, e não uma versão modernizada e baseada na linha Ultimate.

- As filmagens ocorreram em Los Angeles, Califórnia, Cleveland, Ohio e Washington D.C.

- Enquanto gravava, Sebastian Stan, o Soldado Invernal, ficava andando por tudo quanto é canto praticando seus movimentos com uma faca de plástico. Isso tudo porque o cara queria que seus movimentos fossem os mais naturais possíveis. Isso que é dedicação.

- Para entrar na pele do Soldado Invernal, Sebastian Stan passou por cinco meses de treinamento físico e de pesquisa histórica. Segundo o próprio cara: “Eu mergulhei nas histórias da Guerra Fria: Olhei sobre a KGB. Vi tudo quanto é tipo de filme de espionagem e vários documentários sobre aquele período. Peguei qualquer coisa que fosse daquela época e pesquisei um bocado sobre lavagem cerebral.”.

- Chris Evans teve que ralar para entrar em forma para esse filme. Ele treinou no estilo MMA misturando jiu jitsu, caratê, boxe e até mesmo algo que não é arte marcial, o parkour. Para aumentar a destreza, o ator ainda fez um treino de ginasta. Não é mole não.

- A cena em que o Capitãs pula do avião sem paraquedas é uma clara homenagem a primeira edição de “Os Supremos”, a versão Ultimate dos Vingadores no universo dos quadrinhos Marvel. paraquedas- Ao contrário de outros filmes do universo cinematográfico da Marvel, “O Soldado Invernal” minimiza o uso de efeitos especiais o máximo possível. Antohony Mackie deu um palpite sobre isso: “Os Russos, os diretores, fizeram algo maravilhoso, eles quiseram manter a coisa na ação real, que é uma arte que esta morrendo… Se eles pudessem construir algo, eles construíam. Se pudessem fazer algo, eles faziam. Os caras usaram o computador, o CGI, o mínimo possível. E é por isso que o visual do filme é ótimo.”.

- A roupa do Capitão América em Os Vingadores não agradou muito aos fãs. Segundo alguns deles, eu incluso, ela parecia uma dessas roupas de aluguel de festa a fantasia. Mas nada tema, a roupa usada por Steve Rogers em “O Soldado Invernal” é baseada na vestimenta que ele usa nos quadrinhos quando era o diretor da S.H.I.E.L.D e na revista “Vingadores Secretos”. É algo mais sombrio, pelo menos comparado com a roupa anterior, e mais apropriado para o clima de espionagem do filme.

- Ainda sobre o uniforme do Capitãs, esse foi bem alterado não apenas no visual. Agora ele tem kevlar embutido, uma fibra sintética de aramida muito resistente, leve e que protege contra balas. Agora a vestimenta lembra mais um uniforme militar. Novamente é algo seguindo uma linha mais realista, na medida do possível para um filme de super herói.

- Há uma pequena menção a uma organização canadense no filme, ela é chamada de Departamento H. Esse é um lugar fictício das histórias em quadrinhos do universo Marvel. Aparece principalmente nas histórias dos X-Men e do Wolverine, inclusive foi onde Wolverine “ganhou” seu Adamantium.

- Em Os Vingadores sempre fica um clima no ar entre Clint Barton, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e a Viúva Negra. Apesar de não ter nada confirmado entre os agentes, nesse filme Natasha Romanoff usa um cordão de flechinha durante várias cenas. Foi uma ideia da própria Scarlett Johansson que a Viúva Negra usasse uma flecha como cordão, para dar mais profundidade a personagem e fazer um elo com sua relação com o Gavião.

- Nas fases de esboço do roteiro, havia uma grande possibilidade que o Gavião Arqueiro fosse incluído no filme. Contudo, os escritores acharam que já tinham colocado muitos personagens na história e não quiseram colocar Clint no meio só por colocar. Então eles decidiram criar uma pequena cena que dizia onde e o que o Gavião estava fazendo. Essa cena foi gravada, mas infelizmente foi excluída do filme. Bora conferir os extras do dvd/blu ray no futuro.

- Alexander Pierce, o papel de Robert Redford, no filme é um dos cabeças da organização S.H.I.E.L.D. Nos quadrinhos Alexander Pierce é um agente secreto extremamente fiel ao Nick Fury e que tem o mesmo nível de experiência de combate mano a mano que a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro.

- Nick Fury, interpretado pelo bom e velho Samuel L. Jackson, conta uma história sobre seu avô ser um operador de elevador. Na vida real o avô do Samuca também é um operador de elevador, o que só comprova que Samuel L. Jackson é um agente secreto fora das telonas também. Ou não. Vai saber.

- Anthony Mackie não chama o filme de “Capitão América 2: O Soldado Invernal”. Mas sim de “Os Vingadores 1.5”.

- Um dos maiores indicativos de que Steve Rogers ficou um bom tempo no gelo desde o Primeiro Vingador, 65 anos para ser preciso, é a sua listinha de coisas a fazer. O legal é que essa lista varia de país para país, nos EUA um dos itens do Capitão é pesquisar sobre Steve Jobs, na Coréia do Sul ele escreve de ver o Oldboy de Chan-wook (o original, não aquele remake) e no Brasil temos o cara citando a Xuxa. Ok então. Disney/Marvel mostrando que não tem muito apreço pelo Brasil.

- A Marvel de vez em quando se esquece de dar os devidos créditos a seus escritores quando um filme é adaptado para os cinemas. Mas isso não ocorre em “O Soldado Invernal”, muito por conta dos irmãos Joe e Anthony Russo que se encontraram com o escritor da saga “Soldado Invernal” nos quadrinhos, Ed Brubaker, desde o primeiro dia. Para completar eles incluíram o caboclo no filme, como um dos técnicos que preparam a lavagem cerebral no Soldado Invernal.


- Uma evidência do sucesso da infiltração da HYDRA no governo americano é o Senador Stern (Garry Shandling) que faz parte da organização. Esse senador faz sua segunda aparição no universo cinematográfico da Marvel, a primeira foi em Homem de Ferro 2.

- Jasper Sitwell (Maximiliano Hernandez) é outro personagem que volta ao universo dos filmes Marvel. E que vira casaca. Ele é um agente da S.H.I.E.L.D que apareceu em “Thor”, “Os Vingadores”, nos curtas da Marvel e na série “Agents of S.H.I.E.L.D”.  Hail HYDRA.

- Quando o agente Sitwell esta sendo interrogado pelo Falcão, Viúva e Capitão ele revela quem a HYDRA considera ameaças em potencial e pretende eliminar. A lista inclui Tony Stark, Bruce Banner, o Hulk (Mark Ruffalo) e Stephen Strange. Stephen Strange é simplesmente o Doutor Estranho, poderoso místico no universo Marvel e que deve ser introduzido as aventuras no cinema depois de Os Vingadores 2. Fazer um filme do feiticeiro supremo é uma prioridade máxima do chefe do Marvel Studios, Kevin Feige.

- Os novos propulsores dos Helicarries foram feitos pela Stark Industries, Indústrias Stark em bom português. Tony Stark (Robert Downey Jr) teve a ideia de como melhorar as turbinas quando ele deu uma olhada mais de perto nas mesmas, segundo Nick Fury. Isso é uma referencia a cena em que o Homem de Ferro é sugado para dentro de uma turbina em Os Vingadores. Pelo visto uma mente brilhante não para nunca.

- Stan Lee, criador de Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores e outros, pra variar, faz mais uma participação especial em um filme da Marvel. Dessa vez como um segurança noturno no Instituto Smithsoniano.

- Os irmãos Russos dirigiram muitos episódios de Community e não deixam seu carinho pela série para trás. Apesar de não terem conseguido colocar a Allison Brie (Annie no seriado Community) como a Agente 13, um dos membros do seriado da as caras no filme. É Danny Pudi, ator que da vida a Abed Nadir em Community, que em “O Soldado Invernal” aparece como um técnico da S.H.I.EL.D, poucos momentos do Capitão América atacar o centro da organização.

- A HYDRA não mira a família Stark de agora, a organização foi responsável pela morte de seu pai também, Anthony Stark.

- No túmulo de Nick Fury há uma homenagem a um dos maiores papeis do ator Samuel L. Jackson. A frase na lápide, “O caminho do homem justo – Ezequiel 25:17”, é uma referência direta a famosa frase de Jules Winnfield de Pulp Fiction: Tempo de Violência, outro personagem famoso do Samuca.

- A vizinha bonitona do Capitão revela ser uma agente da S.H.I.E.L.D que atende pela alcunha Agente 13. Seu nome não numérico é Sharon Carter. Sim, ela é neta do interesse romântico do Capitão América em seu primeiro filme, Peggy Carter. E falando de Peggy Carter, ela é uma das fundadoras da S.H.I.E.L.D.

- Na cena em que Viúva Negra liga o supercomputador mega antigo da S.H.I.E.L.D ela pergunta ao Capitão América, “Vamos jogar um jogo?”. O Capitão responde: “Adoraria. Que tal Guerra Termonuclear Global?”. Esse diálogo é uma referência direta ao filme clássico Jogos de Guerra (WarGames no original), um longa de ficção científica de 1983 sobre a Guerra Fria.

- Batroc, adversário do Capitão América nos quadrinhos, aparece no filme na cena em que o Capitão detona um esquadrão de mercenários. Em “O Soldado Invernal” ele é interpretado pelo campeão de UFC Georges St-Pieree. E o cara usa uma camisa roxa e amarela em referência a seu uniforme dos quadrinhos. Aliás, o nome da nave em que os dois trocam porradas é Estrela da Lemúria, uma referência ao povo marítimo, os lemurianos, algo como os atlantes, só que não.

- Cris Evans não tem frescura com os fãs. Enquanto gravava em Washington D.C, durante as pausas o sujeito sempre tirava fotos com os fãs, principalmente as crianças vestidas de Capitão América.

- O cetro que aparece na cena pós-crédito com o Barão von Strucker é o mesmo cetro que o Loki usou em Os Vingadores. E ele tem uma das Joias do infinito, a joia azul, a joia da mente. Esse artefato permite ao portador aumento infinito da capacidade mental e acessar pensamentos e sonhos de outros seres. Pelo visto ninguém segura a HYDRA no futuro, ou talvez um gêmeos deem trabalhos para eles… Vai saber.



 
CRÉDITOS & TEXTO: VagantePop



Gostou desse Post?
Compartilhem por favor!
Next Project

Comentários

  1. Parabéns, ótima analise, eu assisti o filme e não percebi varias coisas!

    ResponderExcluir
  2. Perai o Nick Fury morreu ??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário