Crítica: Capitão América 2 - O Soldado Invernal


 E lá fui rumo ao cinema na estreia de Capitão América 2: O soldado Invernal. Primeira sessão e muita atenção na telona. Tentei fugir das críticas na Internet de quem já havia visto o filme fora das terras tupiniquins para não estragar possíveis surpresas, assim como a cena extra, que teria muito mais impacto se não tivessem divulgado tanta coisa sobre Vingadores 2.
   Em suma? O filme é espetacular. E olha que para quem já leu críticas que escrevi sobre os filmes baseados em quadrinhos sabe que acabo torcendo o nariz para um monte de coisa e mesmo me despindo dos "preconceitos" quanto as adaptações, chegando a pensar que estava diante de um universo alternativo, o que não deixa de ser verdade. Mas as coisas que se passam na telona são adaptações, bem sabemos que não da para colocar o que está nas HQs timtim por timtim nas telonas.

 É impossível. Mídias diferentes. Mas ainda assim sabemos que algumas coisas simplesmente não devem ser mexidas, pois tira a essência do personagem ou da história em si. Então já vimos diversos filmes que carregam,por exemplo, o nome de um personagem famoso das HQs ,mas o filme funcionaria do mesmo jeito, as vezes até melhor pois o universo do personagem não foi bem adaptado, se viesse a se chamar qualquer outra coisa. Capitão América não se enquadra em nada disso. É uma excelente adaptação. E olha que fui um dos que torceram o nariz para o Chris Evans como capitão.

  Achava ele um garotão de filmes de adolescente pastelão, imagem reforçada dos horríveis Quarteto Fantástico, com o Chris interpretando o Tocha Humana. Mas ele me surpreendeu no primeiro filme do capitão. Este, um bom filme. Não chegou a ser fantástico, mas foi um bom filme. Mas este segundo filme eu posso usar o adjetivo fantástico.

  O filme apresenta  mais do universo Marvel, principalmente em relação a SHIELD e aos inimigos que estão nas sombras, a HIDRA do caso, trazendo a volta de Arnim Zola e o comprometimento da instituição de espionagem de defesa do mundo mais bem trabalhada nos últimos tempos. Imagino até se irão colocar as repercussões do filme do Capitão na série Agents of SHIELD. Seria uma temporada maravilhosa se rolar de pegarem este gancho.

  A introdução do Falcão ficou muito boa, assim como a da agente 13. As cenas de luta são excelentes e nem mesmo St- Pierre como Batroc teve uma atuação ruim. Afinal ele praticamente só lutou. E a Viúva negra da um show a parte.
 E o maior destaque dado ao Nick Fury enriqueceu muito o filme.
O Capitão América e o Nick Fury

  Temos as referencias as HQs em vários momentos, tanto do universo ultimate como do 616 ,a cena do Stan Lee como de costume ,ficou muito boa e até a Maria Hill teve momentos de destaque muito bons. E a dose de humor esteve presente, em menor quantidade, o filme esteve mais sério. E na versão brasileira a lista do Steve Rogers sobre as coisas que ele deve conferir , que ele perdeu no tempo que ele ficou congelado é hilária.

  Depois dos fracos Homem de ferro 3 e Thor 2, a Marvel acertou demais com o Capitão. Supera de longe o primeiro, abre portas e possibilidades para explorarem novos enredos e deixa com gostinho de quero mais. Como já afirmei, considerei o primeiro filme do Cap. bom, nada espetacular, mas como o filme construiu bem o personagem e ele estava mais do que apresentado depois de Vingadores, a sequencia deu espaço para ação, é soco, tiro e perseguição que não acaba mais, e expansão de novos horizontes.

  O filme apresenta vários personagens. Temos a agente 13, Arnim Zola, Nick Fury, Batroc, basicamente a criação do Ossos Cruzados, o Falcão,Alexander Pierce e é claro o Capitão e o soldado Invernal. Além de contar também com Peggy carter e a Maria Hill, e ainda assim não perde o ritmo empolgante em momento algum, te deixando preso frente a tela para acompanhar todo o desenvolvimento da trama. Nem pense em ir ao banheiro durante o filme.
Falcão

 Sem dúvidas é um filme que vai agradar ,e muito os fãs de quadrinhos, mesmo que não tenha sido voltado especificadamente para este público, mas como afirmei, a Marvel acertou na mão. É impressionante como encontramos o Capitão batendo de frente com as atitudes do Fury, já que possui uma moral e ética que é vista como algo que não se encaixa no mundo de hoje.

 O Capitão se vê trabalhando para uma instituição que ele acaba julgando subversiva, talvez algo que se aproxime mais do que ele combateu durante a segunda guerra do que aquilo que defendia. A cena do Capitão fugindo da SHIELD me lembrou bastante a cena das HQs na série guerra civil.
  Assim como a Viúva negra dá um show a parte, o soldado invernal tem suas ações marcantes. Desde as lutas contra o Capitão até as cenas onde é feita lavagem cerebral no personagem.
 Não tive como não lembrar que poderiam ter feito algo parecido com o Wolverine nos filmes da FOX ao invés daquela idiotice de bala de Adamantium na testa...

Possivelmente é o melhor filme da Marvel lançado até então!





ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR POSSUI SPOILERS!



  O filme do Capitão foi fantástico. Pura e simplesmente. Possivelmente é o melhor filme que a Marvel fez até então. Uma adaptação que vai agradar gregos e troianos. Fãs dos HQs não devem reclamar: Tudo que essencialmente faz uma história, um universo pertencer aquilo que foi pensado originalmente está lá para o caso do que faz Capitão América ser Capitão América.

  O conflito do caso Capitão América versus mundo contemporâneo está presente ainda, já que o Capitão não se desvincula de uma moral e comportamentos de uma outra época. O que irrita Fury, já que o Cap. agora está trabalhando para a SHIELD, uma agencia que tem tomado rumos que podem-se ser considerados subversivos e mais próximos a algo fascista e autoritário do que a liberdade pelo qual Steve Rogers sempre lutou.

 E qual não é a surpresa ao sabermos que a SHIELD está sendo controlada pela HIDRA, e que um dos chefões da organização, Alexander Pierce faz parte da Hidra? Quando Arnim Zola conta sobre os planos da organização de pesquisa nazista e como ela está em toda a parte a cabeça do Capitão vai a 360º. E depois quando ele descobre que seu melhor amigo, James "Bucky" Barnes está vivo e atende agora pelo nome de o soldado Invernal e trabalha para a Hidra e nem reconhece o rosto de seu velho amigo de guerra e de fazer pirar a cabeça de um já atordoado Capitão América.

  As cenas de luta são impressionantes. A ação é continua...Bom, com algumas pausas para um melhor desenrolar na trama. E ainda tem uma cena de beijo entre o Cap. e a Viúva que faz você dar aquele sorriso de canto de boca.  Mas nada que quebre o ritmo.
  Fico imaginando as repercussões do que aconteceu com a SHIELD depois de praticamente desmantelada , já que foi incrivelmente comprometida pela HIDRA em vários níveis.


 O plano de controle da HIDRA com a criação de armas que poderiam matar qualquer um em qualquer parte do mundo, e com o incrivel número de 1000 pessoas de uma vez, armas que a SHIELD criou, com dindin dos impostos norte americanos, da qual Fury pensava estar criando para impedir ataques terroristas. Meio que, punir antes do crime para evitá-lo.
 O desenrolar de tudo é fantástico. Sem a necessidade de apresentar o personagem principal, o espaço do filme foi liberado para a ação e o abrir de portas para um belíssimo Capitão América 3 e Vingadores 2, este ultimo com a cena extra apresentando o Barão Strucker e os gêmeos: Wanda e Pietro. Claro, o impacto seria maior se não soubéssemos que eles estariam no Vingadores 2 e a Marvel tivesse guardado segredo para que este impacto deixasse o final de Capitão América com mais água na boca ainda...



#LeandroSilvio
Next Project

Comentários

  1. Só pra constar: os acontecimentos do filme correm em paralelo com o episódio "It's all connected" de Agents of SHIELD. Tanto é que, no final do episódio a agente Hand fala dos acontecimentos do filme.... é fantástico mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ee um filme otimo o melhor ja lançado da marvel melhor que ate oa vingadore de 2012 e um filme muito previsto pra quem conhece a historia do soudado invernal eu assisti o filme ontem que traz muitas expetativa do proximo
    Agora so to aguardandoo ESPETACULA HOMEM-ARANHA 2

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu saí da sala de cinema no meio do filme... é uma merda, mas não consegui segurar... e foi bem na hora da lavagem cerebral no Soldado... ainda bem que vou assistir de novo.

    A série mencionará sim o filme, pois a página da série Agentes da SHIELD mostrou uma foto da imagem da Hydra e com a Hashtag #HAILHYDRA →Frase do Senator Stern no Capitão América 2.

    Agora é só aguardar os próximos filmes ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário