[CRÍTICA] Os Vingadores 2 - Era de Ultron (2015) - SEM SPOILERS

 Então corri ao cinema para assistir na pré estreia o novo longa dos heróis mais poderosos da terra. Já havia sido bombardeado por spoilers de sites que haviam obtido o privilégio de assistir primeiro, mas me esquivei o máximo que pude. E agora estou aqui...Para fazer uma crítica do filme sem spoilers... Vamos ver o que sai:

 O Filme inicia-se com uma ação conjunta dos Vingadores contra uma operação da Hydra liderada pelo Barão Von Strucker e te mergulha de cara numa empolgante cena de pancadaria com todos os Vingadores apresentados até então. Eles se conhecem e o trabalho em equipe flui de maneira maravilhosa. Visto isso percebemos que o filme não vai se distanciar da "formula" de filmes de heróis que parece ter sido estabelecida desde o primeiro Homem de Ferro.

 Porém por trás desta "formula" temos panos de fundo já elaborados nos filmes anteriores e a evolução de pensamentos em relação a proteção do planeta que vão para caminhos diferentes, sobretudo por parte do Capitão América e do Homem de Ferro, que vão dar caminho, acredito, para um novo marco , talvez um novo divisor de águas, Capitão América 3: Guerra Civil.

 E a ideia de um futuro de paz no planeta que contenha uma força que proteja o mundo de algo como a invasão alienígena do primeiro filme que faz Tony levar seu pensamento a uma direção que beira uma solução totalitarista. E isso apresenta o tom mais sério do filme, pois isso leva a criação de Ultron, que acaba tendo a visão de Tony colocada ao ultimo extremo.

 O perturbado Ultron é uma inteligência artificial que desperta com o desejo do Stark em criar um ser que vá além de um sistema operacional inteligente, mas algo pensante que tome decisões e partilhe do ideal de proteger o mundo."O Mundo protegido por uma Armadura".
 E é essa capacidade de pensar  e tomar decisões, que vão além do que está apenas programado, que levam Ultron a ter uma visão de mundo própria, e essa visão de mundo, para que ela se concretize só tem um empecilho: Os heróis mais poderosos da terra.

 Com duas horas e vinte e dois minutos de duração o filme distribui cenas onde aprofundam-se, ou tentam apenas, dar mais profundidade aos personagens e a ação impressionante, além de colocar os ganchos para os eventos futuros, como um inicio de divergência entre os pensamentos do Capitão América e do Homem de ferro em relação a proteção do mundo, e a joia da mente do cajado do Loki, Que auxilia da construção de Ultron e Visão, e que o vilão que todos aguardam, Thanos, está doido para meter as mãos.

 As piadas estão presentes, elas são disparadas a todo o momento por conta do alívio cômico Robert Downey Jr e ...Do Ultron. Sim, o robô assassino faz piadas.E um ponto que deve ser citado é o espaço maior dentro do filme para o Gavião arqueiro, com destaque para a pequena rivalidade estabelecida com o Mercúrio ao longo do filme.

 O papo de totalitarismo, consciência, tomadas de decisão com receio de estar realmente fazendo, ou não, algo correto o relacionamento entre os personagens e suas decisões durante o filme, seus medos e aquilo que os fazem lutar estão presentes sempre, mesmo que em certos momentos camuflados na pancadaria ou em muitas piadas.

  O filme prepara o palco para o que virá, é sem dúvida espetacular, apesar de ter uma coisa ou outra para fãs mais anacrônicos (como eu) torcerem o nariz, de maneira geral os fãs novos e velhos vão gostar bastante do longa.

 A utilização do termo "visão" durante o texto é proposital, pois vendo o filme você entenderá nas palavras de Ultron, a criação do próprio personagem, o ex Jarvis, Visão. A Marvel caminha para , talvez, um novo divisor de águas para os filmes de heróis, trazendo mais amadurecimento nas relações entre os personagens e profundidade que vai agradar aos fãs mais velhos, sem deixar de mostrar um universo de super heróis em ação lutando contra o mal para os mais jovens. Isso deve ser melhor explorado em Capitão América 3: Guerra Civil, vide que o segundo filme do Capitão já mostrou ter uma pegada mais "madura" que os outros longas.

"Mas o filme é melhor do que o Primeiro?", Bom, o primeiro não teve tanta coisa pelo qual torci o nariz, Mas a história deste segundo filme é bem mais elaborada!

E se for avaliar de 1 a 10, de boa? Me diverti demais e adorei. É 8,5 !!!.



#LeandroSilvio
Next Project

Comentários