[CRÍTICA] Marvel Demolidor - Marvel's Daredevil - Por: Leandro Silvio


Salve,salve galera! Faz tempo que não apareço para dar o ar da graça por estas bandas! Mas cá estou de volta #LeandroSilvio para felicidade de muitos leitores e desespero de alguns.

  E o motivo de sair de minha hibernação estreou dia 10/04 na Netflix. Sim senhores e senhoritas, estou aqui para analisar a série que criou expectativas desde que foi anunciada: Demolidor.Então vamos começar com esta análise e depois vou saborear os comentários de quem vai torcer o nariz, comparar com outras críticas pela Net ou cavucar erros e acertos neste texto singelo que venho a oferecer.

  Depois de assistir o primeiro episódio da série já dá para dizer que o homem sem medo retornou as telas de uma maneira que nos faz esquecer o filme meia boca do Ben Affleck. A mão foi acertada ao pensarem em um Demolidor estilo Frank Miller: Nosso querido herói cego é apenas um homem.

   Sim, ele possui sentidos ampliados, poderia dizer a quantidade de grãos de sal na palma da mão com a língua, sentir o cheiro de alguém no primeiro andar estando no décimo e escutar os batimentos cardíacos das pessoas para monitorar se aumentaram quando esta pessoa estiver mentindo, mas o nosso herói cego no mais é apenas um excelente atleta e bom de briga. Muito bom de briga. Enquanto assistia lembrei de Batman ano um e algumas outras histórias do Justiceiro e do próprio Demolidor. Matt Murdock bate, apanha(e muito), fica cansado e apresenta uma enorme força de vontade para suprimir a dor e a fadiga durante suas ações, e a série vai mostrando flashes de seu passado que mostram a educação que recebeu e o que viveu para "sempre se levantar" e ser honesto. O passado que foi moldando o caráter do personagem que vemos na série.

  A série faz diversos links com o Universo Cinematográfico Marvel e vai apresentando o universo do Demolidor pouco a pouco, temos a introdução de "Foggy" Nelson e Karen Page no primeiro episódio, que trabalha em uma empresa que vem lucrando com exploração imobiliária em uma Nova York que se recupera de uma invasão alienígena. Uma invasão de Chitauris que foi repelida por um grupo de heróis cujo os integrantes exóticos contam com a participação de um ex-combatente da segunda guerra mundial portador de um escudo de Vibranium, um loiro superforte com um martelo mágico, um cara que fica verde quando está com raiva, outro com uma armadura com tecnologia e armamentos suficientes para declarar guerra a um pequeno país... E ainda temos, na estrutura narrativa que vai contando a história presente e apresentando memórias do passado, o pai de Matt, Jack "batalhador" Murdock, em uma luta de boxe com Carl Crusher Creel, não sabe quem é esse cara? Dá uma googlada ... E essa luta é um dos momentos chaves para a definição do caráter e personalidade do Demolidor adulto.

   Como colocado anteriormente, a série apresenta um Demolidor em um universo mais "real". Ele é bem próximo do Demolidor apresentado por Frank Miller nas HQs, ou seja, das séries de heróis que estão pipocando desde que o tema super herói passou a dar rios de dinheiro, Demolidor está mais pé no chão com a realidade sem deixar de colocar todos os elementos das páginas em quadrinhos na tela, como os coadjuvantes de luxo, a exemplo do jornalista Ben Urich.

    O seriado apresenta um tom visceral e que ainda não havia feito parte do universo cinematográfico ou televisivo dos super heróis. A ideia de herói urbano mostra um personagem bem próximo do real e do cotidiano, diferente de heróis como o Thor ou o Homem de ferro,que enfrentam problemas que vão além do ser humano,e possui uma trama amarradinha e cimentada em assuntos mais "sérios". Tipo, não que uma invasão alienígena não seja algo sério, mas a gente não vê na vida real buracos de minhoca surgirem e vomitarem criaturas vindas de Star Wars, explodindo prédios e com armas laser, mas temos o receio de andar nas ruas e encontrar assaltantes, estupradores e assassinos.

 E é essa galera que o homem sem medo bate de frente. E com cenas que mostram as habilidades de nosso herói cego ,em teoria, mais próximas ao "mundo real", dando aquela sensação de que a pancadaria que está rolando é de fato bem pesada.

   E o Rei do Crime? Este é mais um espetáculo a parte. Um vilão que vai dar muito o que falar com absoluta certeza, pois Vincent D'Onofrio é responsável por uma das melhores interpretações de vilão de HQ já feitas.
  Assistir ao Demolidor me fez arrepiar ao lembrar que vem por aí Punho de ferro, Luke Cage e Jessica Jones(Esta ultima confesso esperar ser surpreendido pois não me gerou tantas expectativa  'Me processem') , pois se for do mesmo calibre demos um novo passo na migração dos super heróis para suas versões nas telas. Agradando aos fãs de HQs e aqueles que nunca ouviram falar do homem sem medo, a série do Demolidor é simplesmente espetacular, com um acerto como não havíamos visto até então.

E se for avaliar de 1 a 10, de boa? Não vou minguar a nota. Me diverti demais e adorei a série. É 10!!!.

- Leia Também: Marvel Demolidor: Primeira Análise


#LeandroSilvio

Next Project

Comentários