Excelsior!!! Hulk versus Wolverine.

  Bom, nos comentários de algumas postagens a história Hulk versus Wolverine rendeu...E Muito. O debate de quem vence e por qual motivo, mais forte, mais raiva, melhor fator de cura... Os comentários variam tanto e viajam que vão até Thanos e Galactus e voltam para Deadpool e X-3, com direito a links para Blogs de ...Fãs. Outros fãs que entendem tanto quanto qualquer um de nós e mais expressam sua opinião do que tudo. Mas vamos fazer uma análise? Espero que tenham paciência para ler.

  Para começo de conversa uma luta entre os dois tem como vencedor aquele que o roteirista quer que ganhe. Geralmente a coisa acontece assim: Se um personagem aparece no título de outro e os dois se enfrentam, o personagem principal vence. Mas vamos lá, se a gente for analisar, poder por poder, experiência e fatos que ocorreram para determinar o vencedor de uma luta entre Wolverine e Hulk a resposta é: Depende.
  Depende do que? De muita coisa. Quando rola esta discussão a galera pensa em um Wolverine e um Hulk. De uma época ou  mesmo de uma mídia ou universo paralelo. Comparam o Hulk do filme dos Vingadores com o Wolverine dos filmes da FOX, ou o Wolverine de X-Men evolution com o Hulk do filme. Ou o Hulk de Hulk contra o mundo contra...Qualquer Wolverine que se já tenha falado. A coisa então não é simples. O Hulk e o Wolverine tem diversas versões e evoluíram de maneira diferente através das épocas. Mas vamos analisar.
 

 Wolverine tem sua primeira aparição na revista do Hulk. O velho Carcaju já aparece de cara enfrentando o gigante esmeralda e o Wendigo. Primeiro temos o Hulk "burro". Banner se transforma em Hulk quando está com raiva e vira o gigantesco Hulk.

 Até aí não se falava nem em fator de cura. A história do Carcaju nem estava desenvolvida ainda. Ainda não sabíamos que ele era um mutante como os X-Men originais de Stan Lee. Ele aparece como antagonista do Hulk, um doido numa roupa amarela com garras que salta bastante e rasga tudo que vê pelo caminho. Os dois juntos acabam com o Wendigo e depois Wolverine parte pro quebra com o Hulk. A luta termina com o Hulk acertando o Wolverine de raspão em um moneto de distração, quando eles escutam o grito da mulher que queria passar a maldição do Wendigo de seu irmão para outra pessoa. O Wolvie é nocauteado ali. Com um soco de raspão.


  Nesta luta, naquele momento vemos um Wolverine muito mais rápido que o Hulk, e muito mais inteligente, e tendo uma certa dificuldade para cortar o Hulk. E o Hulk não tinha essa parada de fator de cura (Nem o próprio Wolverine tinha...Quer dizer, tecnicamente tinha, mas naquela história ainda não tinham inventado tudo sobre o Wolverine.). Uma das coisas que colocaram foi a possibilidade do Wolverine matar o Hulk.
  A série "O que aconteceria se...? " Mostra o Vigia contando histórias de realidades alternativas onde um determinado fato ocorreu de maneira diferente. E temos, o que aconteceria se o Wolverine matasse o Incrível Hulk. Ou seja, na primeira aparição do Wolverine tínhamos a real possibilidade do Carcaju assassinar o Golias esmeralda.

  Os personagens vão mudar muito desde então. O fator de cura do Wolverine vai ficar de algo "normal", ele se curava mais rápido do que um humano normal, mas nada tão exagerado quanto levar uma bomba atômica em Hiroshima e sobreviver. Danos exagerados poderiam matar o Wolverine. Poderiam, mas deram um UP no fator de cura do cara, e o cara chegou a ser praticamente imortal e indestrutível, já que possui um esqueleto revestido de Adamantium, o metal mais resistente de todos.

  Não só temos a mudança dos personagens em vários termos como temos a visão de cada roteirista em relação a força do Hulk, ao adamantium ou ao fator de cura. Temos histórias com o Hulk enfiando seus dedos e arrancando uma estátua de adamantium do solo e jogando no Thor!

   A Marvel se retratou sobre isso, relatou que foi um equivoco do autor, mas depois tivemos as ideias lançadas das formas de adamantium. É...Não existe apenas uma forma de adamantium.O metal não pode ser encontrado na natureza, ele é criado pelo homem. O adamantium original foi criado pelo Dr .Mclain e tem o nome de proto adamantium.

 É o nome dado ao metal que reveste o escudo do capitão América, que nunca foi recriado. Foi a única vez que adamantium não repeliu o Vibranium. Aliás,a história é confusa. O escudo é feito de Vibranium somado a adamantium(E atualmente com o metal URU, o mesmo do Martelo do THOR), mas o adamantium parece que foi uma tentativa de reproduzir o Vibranium, então como pode ser uma mistura dos dois?Mas é até normal as mudanças que vão ocorrendo sobre alguma coisa ou outra nas HQs. Após o proto adamantium, o item mais invulnerável de toda a existência, temos o Adamantium verdadeiro. É o Adamantium presente no esqueleto do Wolverine, é quase tão resistente quanto o proto adamantium, mas é possível de ser reproduzido. Só seres como o Thor com o poder da força Odin são capazes de alterar o adamantium. Aliás, o Thor com a força Odin chegou a amassar e a consertar o escudo do Capitão...

  Mais fácil de criar, temos o adamantium secundário. Embora seja mais fácil de criar, a resistência deste metal é inferior e pode ser quebrado por gente feito o Hulk.As formas que o adamantium foi quebrado ou modificado depois de endurecido nos quadrinhos é referente a este tipo de adamantium.


  E temos o adamantium Beta. Este é o verdadeiro adamantium alterado pelo fator de cura do Wolverine.
O Fator de cura que permitiu que o Wolverine sobrevivesse ao processo de revestimento do adamantium em seus ossos, alterou o metal fazendo com que as funções biológicas do osso não fossem prejudicadas. Este fato se torna aparente depois do Magneto ter extraído o metal do Wolverine(Publicado aqui em X-Men gigante 21). (Wolverine recupera o adamantium graças a Apocalipse, que retira o adamantium do Dentes de Sabre, até então com o metal em seu corpo, após Wolverine derrotar o Sabre e Apocalipse transformar Wolverine no cavaleiro da morte, que inclusive enfrenta o Hulk, ex-Cavaleiro da guerra.)

  Sabemos que existem vários universos. Existe um multiverso. Com inúmeras versões dos heróis e vilões diferentes, como o Wolverine gay ,o Deadpool bebê, o Deadpool mulher, o mundo de Zumbis Marvel, O que o Wolverine é casado com a mulher invisível e controla a Hidra, o que ele é casado com a Psylocke e a X-Force comanda o mundo, a Era de Apocalipse, o mundo dominado pelo Hulk que se torna o maestro...
 Os quadrinhos que encontramos e seguimos as histórias são de dois universos: A terra 616, que é a realidade da Marvel que acompanhamos, a original que começou com os heróis de Stan Lee e a terra 1610, o universo Ultimate, do qual os filmes tem a base. O Nick Fury negro surgiu no universo ultimate.

  As diferenças entre a terra 616 e o universo ultimate são várias. E uma delas é o Adamantium. Na terra 1610 o adamantium é mais frágil. Temos o Hulk quebrando uma agulha de adamantium, e partindo o Wolverine no meio(Se bem que essa parte ele não está necessariamente quebrando o adamantium, mas dividindo o Wolverine pelas articulações, assim como o Ciclope fez com a mão do Wolverine na Era de Apocalipse.).E o Adamamntium neste mundo também impede o uso de telepatia.
 

  Por fim, ainda temos o Carbonadium, o material que é feito os tentáculos do Omega Red.Uma versão mais maleável e barata do próprio adamantium.

   Entendendo agora o adamantium do Wolverine (Terra 616, por favor!) e analisando alguns casos pode-se constatar que o Hulk não poderia quebrar adamantium.Bruce Banner diz isso para o Skkar, seu filho, quando Wolverine pede ajuda para os dois contra Romullus, e em Hulk contra o mundo, o Hulk derrota Wolverine, até com relativa facilidade, mas o Hulk de Hulk contra o mundo bateu em praticamente todos os heróis Marvel. Não tinha como ganhar do cara..., ele bate inúmeras vezes na cabeça do Wolverine, sem prejuízos para o cranio de adamantium e com muitos prejuízos ao cérebro do Wolverine.

  Quanto ao Hulk é bem verdade: Sua força é ilimitada. O cara já fez façanhas dignas de um deus! O cara juntou as placas tectonicas do planeta Sakar!  Aliás ele foi apelidado de quebra mundos e não foi a toa! O cara podia literalmente destruir um planeta!Mas estamos falando de um Hulk em um momento de fúria estrondoso. O cara tinha perdido a mulher...Grávida... E metade de seu planeta, onde ele era rei foi destruído. E ele se tornou rei depois de ser escravo e gladiador após ser traido pelos Iluminatti(O grupinho do Homem de ferro e do reed Richards) e ter salvado a terra...Vai ser difícil encontrar o Hulk tão furioso assim de novo. Mas é fato: Wolverine nunca venceria este Hulk.
 
  Digo este Hulk pois,como dito, o Hulk se alterou diversas vezes e se encontrou com o Wolverine novamente diversas vezes. Aliás, a batalha entre Wolverine e Hulk se tornou uma das mais clássicas da Marvel, reproduzida diversas vezes na própria terra 616 , no universo Ultimate, onde ganhou uma série exclusiva : Wolverine versus Hulk, e em animação Hulk Vs (Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=7sO9xNZ11fY
parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=3ItQOEnLKuk
parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=8oBZ1JqyPTo ).



  Wolverine enfrentou diversas vezes o Hulk cinza, mais fraco porém mais inteligente. Enfrentou o Hulk de Hulk contra o mundo(praticamente Invencível, mas teve gente que deu dentro, como o Fanático e o Motoqueiro fantasma), enfrentou o Hulk burro e na terra selvagem enfrentou o Hulk com garras de osso.

  Fator de cura. Agora vem uma temática interessante de ser tratada. É colocado que o Hulk possui o mais poderoso fator de cura da Marvel. O Hulk é tipo um câncer que constantemente está duplicando, triplicando moléculas. Sempre que são comparados os fatores de cura, o Deadpool é citado. É colocado que ele tem o segundo mais poderoso fator de cura da marvel e que ainda é imortal porque o Thanos amaldiçoou e blá,blá,blá. Por partes? De onde o Thanos conseguiu o poder de amaldiçoar alguém com a imortalidade? Só nas histórias do Deadpool onde ele caça até mesmo zumbis dos antigos presidentes dos EUA... Onde ele quer morrer pois se apaixonou pela morte. Thanos é poderoso, não ele não vence o Galactus, e se tornou este inimigo todo poderoso do universo depois da saga desafio infinito. Pois em histórias antigas até de Helicoptero o Thanos já fugiu... E o Helicoptero ainda tinha o nome dele...

  Então essa historinha besta do Deadpool é dificilzinha de engolir e é meio que esquecida quando o Deadpool está em histórias de seriedade com outros heróis, como com a X-Force(Onde ele chega a perder o fator de cura...E não é a primeira vez, teve outra vez que o fator de cura dele deu shabu e ele precisou do sangue do Hulk para fazer um remédio e fazer o fator de cura voltar...)ou Thunderbolts. O Deadpool é muito maneiro, suas histórias são hiper engraçadas, mas ele apanha tanto pro Wolverine  quanto para o Hulk. Em uma de suas historinhas engraçadinhas um roteirista fez uma realidade alternativa onde ele mata todo o universo Marvel e todo mundo adora citar isso. Pois bem, Wolverine já matou o Drácula e virou o senhor dos vampiros em realidade alternativa e transformou heróis e vilões em seus lacaios vampiros. Tanto ele quanto o Justiceiro são os camaradas que enfrentam todo o universo marvel quando um virus transforma todo mundo em canibal e tem a Velho Logan, onde o Logan depois de ter matado todos os X-Men, enganado por Mysterio, deixa de ser o Wolverine, o mundo é dividido entre os vilões, e uma parte dos EUA fica com o Hulk.
 Que stupra a mulher Hulk e cria um monte de descendentes, a gangue Hulk. Depois de ter a família morta pela gangue Hulk o Wolverine volta a colocar as garras de fora, mata TODA a gangue Hulk e no final encara o Hulk, que devora o Wolverine, mas o Carcaju rasga o verdão por dentro e era uma vez o incrível Hulk...

   E falando em imortalidade, para quem lê HQs, sabe que deram uma explicação tosca para o Wolverine ser imortal. Não, nada tem a ver com o fator de cura, o fator de cura retarda o envelhecimento, não deixa o cara imortal. E isso não rola no Hulk pois ele se transforma no Bruce Banner(E espero que a variação de tamanho que o Hulk possui sejao suficiente para os argumentos que li do Porque o Hulk não tem adamantium,pois nem quero citar outros fatores, já que são meio óbvios...). Wolverine morreu várias vezes na verdade. Mas lá na primeira guerra mundial ele enfrentou o anjo da morte, o cara aparece em conflitos e tal para carregar a alma dos mortos, não tem como vencer o anjo da Morte. Mas Wolverine lutou com o cara e venceu. Então toda vez que morre ele tem o direito de enfrentar o anjo da Morte. Ele sempre vence e sempre volta. Ele conquistou este direito quando venceu o anjo pela primeira vez. Felizmente desfizeram toda esta bobagem. Mas infelizmente fizeram a bobagem de tirar o fator de cura do Carcaju nas HQs atuais nos EUA... Bobagem tipo Superior Spider Man saca?Mas como ainda não li, nem vou me ater a críticas quanto a isso.

  Então a gente já teve o Hulk de diversas maneiras e o Wolverine também. Incluindo o fato dos dois terem sido cavaleiros do Apocalipse. A começar pelo Hulk, que se tornou Guerra e venceu o Fanáico, parando na marra o imparável. Mas ele se desliga disso, e quando Wolverine se torna o cavaleiro do Apocalipse, o velho Apocalipse coloca Morte para matar a antiga Guerra.

   Essa batalha mostra a volta do Wolverine com adamantium depois do magneto ter retirado o metal dos ossos do carcaju. Nessa luta, mais uma vez mostra que o Wolverine poderia ter eliminado o Hulk. Mas ele exita, lutando contra a programação de Apocalipse, permitindo a reação do golias esmeralda.

   De um lado temos um cientista que se transforma na criatura mais poderosa que já andou sobre a terra.O Incrível Hulk. A mais forte das criaturas ainda fica cada vez mais forte a medida que fica com raiva. Já deu um sacode em pesos pesados como o Thor, Coisa, Fanático e em todos os heróis em um momento de raiva absoluta.Possui fator de cura, o que lhe permite se recuperar de tudo quanto é tipo de ferimentos...Isso quando é ferido, já que é virtualmente indestrutível. Do outro temos aquele que é o melhor naquilo que faz: Com ossos revestidos de adamantium, um metal indestrutível , Wolverine é dotado de um fator de cura que lhe permite se recuperar de quase qualquer ferimento, possui garras do mesmo metal e pode aumentar sua velocidade forçando seus músculos, e se ferindo no processo, além de possuir treinamento de várias artes marciais, incluindo artes marciais alienígenas e estudou, como o próprio já afirmou, maneiras de matar tudo que anda, respira, voa, rasteja e sangra no universo.

  Cada roteirista tem uma definição de como funciona o fator de cura de cada um dos personagens e o nível de força e durabilidade das coisas que são consideradas indestrutíveis. Portanto, o vencedor é: Depende. Você pode tirar suas conclusões ,mas deve estar ciente de qual momento e circunstancia você está colocando os dois para lutar. Deve saber que uma luta, para ter um vencedor não precisa que um dos dois morra necessariamente. Motivações e local da batalha também influenciam, afinal um Hulk com raiva e um Wolverine com a possibilidade de ser furtivo influencia em muito, e sem contar coisas (Absurdas) como o Wolverine já foi um Hulk e o Maestro , o Hulk do futuro matou o Wolverine. Por fim, a luta não será fácil para nenhum dos lados.



#LeandroSilvio
 

Next Project

Comentários

  1. Bom artigo. É um confronto clássico que todo fã da Marvel tem e gosta de discutir. E como o artigo dar mais conhecimento as habilidade e até os limites que os dois já possuíram. Mais debates podem está vindo. Rs

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a ideia da imortalidade do Wolverine tendo que enfrentar o anjo da morte para conseguir viver, me pareceu mais do que plausível vindo do mundo deles.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião Hulk sempre venceria (dêem um capacete de adamantium para garantir a vitória em 100% dos confrontos rsrsr),mas penso que se ele estiver passando um perrengue saltaria uns 20km (vide: https://provollone.com/2016/09/23/x-ciencia-qual-a-distancia-do-salto-do-hulk/) e da um tempo para se recuperar dos ferimentos (se é que conseguem ferí-lo mortalmente), nos dois minutos que passará no ar dá uma lembrada de quando queimou arroz na panela, ou quando chutou a porta com o dedo mindinho... fica putão e incrivelmente mais forte e resolve a parada no salto de volta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário