ESPECIAL: Todas as Historias do Soldado Invernal nas HQ's!


 Em meio a várias publicações pipocando na Internet sobre o filme do Capitão América e várias pessoas falando besteira, Sodado infernal é a melhor destas...E o pior é que até no canal Disney XD cometeram esta gafe, pediram para que eu fizesse uma postagem aqui no Excelsior sobre o personagem. E é lógico que vopu falar do personagem desenvolvido nas HQs e não em qualquer outra mídia. Então, quando sair o filme e rolar muitas diferenças do papo que você leu por aqui não venha me apedrejar! Afinal estou descrevendo aqui o personagem para as HQs

Bucky, Capitão América e os heróis da
segunda guerra mundial.

  Acredito que meio mundo sabe que o soldado invernal é o Bucky, o parceiro adolescente do Capitão durante a segunda guerra mundial. Sim, nos filmes ele não é adolescente , eu sei... Mas tu leu no paragrafo anterior que não estou escrevendo sobre os filmes, ainda... Então, o Bucky é o parceiro adolescente do Cap. James Buchanan Barnes é o Robin do Capitão. Fez sua estreia em Capitão América número 1, enquanto rolava a segunda guerra mundial no distante ano de 1941.


 E a Marvel nem era Marvel...Era a Timely comics. Quando acabar de ler meu livro sobre a história da Marvel falo mais da Timely Comics.
 
  Os Pais de Bucky morreram quando ele estava no início da adolescência e passou a ser criado por um grande amigo de seu pai, o Major Samson que sentiu que era sua responsabilidade cuidar do jovem. Muito inteligente e muito agitado, conseguiu entrar no exército ainda garoto, mas arranjava muitos problemas, arranjando brigas, se envolvendo com mercado negro e destruindo Jipes dos exército.

  O Major estava pirando com o moleque. Mandou o pivete para treinar na Inglaterra por dois meses, acho que ele queria deixar o Bucky um pouco almofadinha e menos encapetado, sei lá, sabe como são os ingleses com aquele papo de chá da tarde...E nessa época aí ele estava com 16 anos. 


 Dois  meses na Inglaterra e depois mais um ano no treinando nos EUA, acho que exageraram no frufru inglês e ele devia voltar a ser um pouco do que era antes, porém mais disciplinado. o General Phillips mandou que o moleque era o melhor combatente nato que ele já tinha visto. Então a parada era que o guri era feito pra pancadaria.
O Briguento Bucky.


  Nos EUA , ele é adotado pelo exército como mascote. Bom,a história do Bucky , assim como a de muitos heróis, sofreram alterações ao longo do tempo. Então temos uma época em que o Capitão estava atuando sem consentimento do exército dos EUA , os militares queriam esconder o Capitão , já que ele era o único supersoldado existente e o processo de criação de um supersoldado tinha morrido com o cientista que o criou graças a um espião alemão no momento que criaram o capitão. Bucky surpreende Seve Rogers como Capitão América e para guardar o segredo do capitão, o garoto pede para ser parceiro do sentinela da liberdade.


 Mas tem a versão em que, os grandes patentes decidem colocar o de menor para auxiliar o Capitão, como forma de influenciar mais jovens a se alistarem. Tipo: "Olha lá! Se a gente se alistar vamos ser parceiros do Capitão América!" E assim muita gente levou chumbo de nazista durante a segunda guerra...


O Tocha humana original no filme "Capitão América, o primeiro Vingador."


  A dupla atuou durante a segunda guerra contra o Caveira Vermelha, o Barão Strucker, a Hidra...E ao lado dos invasores: Namor, Union Jack e o Tocha humana original (No primeiro filme do capitão ele aparece em uma cena.). Além disso ele conheceu durante a segunda guerra outros carinha ilustres, como um certo soldado canadense que mais pra frente seria o mutante mais invocado de todos os tempo.
Bucky conheceu Logan durante a segunda guerra mundial.O Capitão já conhecia o mutante,
trabalhou junto com Wolverine para resgatar a pequena Viúva negra das mãos do Tentáculo.


   Após a derrota de Hitler e do caveira, o Capitão e o Bucky são pegos pelo barãoZemo, torturados e tal, mas conseguem fugir já que estes vilões nunca matam o herói quando tem a chance. A fuga é em um míssil teleguiado pelo Barão Zemo, que explode e os dois são dados como mortos. O Capitão a gente sabe o que acontece, é congelado até ser encontrado e ressuscitado na atualidade, acreditando que o seu parceiro mirim bateu as botas.


  As forças americanas não encontraram o corpo de Bucky, presumindo que estivesse morto. Descrito como caso encerrado para o exército americano, foi encontrado e revivido pelo russo Vasily Geral Karpov.


  Outros doidos vestiram o "manto" de Bucky. Em 1953 um órfão descobre que o seu professor de história é fã do capitão e do Bucky, tão fã quanto ele. Os dois descobrem em um armazém na Alemanha a fórmula de supersoldado e se tornam o Capitão América e o Bucky da guerra fria lutando contra os comunistas. Lógico que nas HQs americanas, os comunistas são tão malignos quanto os nazistas...Todos que são inimigos dos EUA na vida real acabam sendo vilões dos heróis das HQs, principalmente nas aventuras do Capitão, já que ele, mais do que ninguém carrega este estigma de ser norte americano.


  O órfão, Jack Monroe, e seu professor ,com a falta da irradiação do Raio Vita desestabiliza os efeitos da fórmula, tornando a dupla de heróis paranóica e perigosamente insana. Em 1955 o FBI os captura e os coloca em animação suspensa. Anos depois eles são revividos e enfrentam o verdadeiro Steve Rogers com seu novo parceiro Falcão (Captain America #153, setembro de 1972). Depois dessa luta, Bucky se tornará o Nômade.


   Bom, teve o Rick Jones também, atual Bomba-A das histórias do Hulk que também foi o Bucky. Mas ter contado a historinha do Bucky aqui foi só uma introdução para o personagem título desta postagem.

  Vasily Geral Karpov reprogramou a mente do Bucky. Tornou o moleque uma lenda durante a guerra fria. Transformou o cara no soldado Invernal. Os russos queriam ter encontrado o corpo do capitão, mas já que encontraram o corpo do Bucky preservado, resolveram usar ele mesmo.Bom, mais ou menos preservado. Barnes havia perdido o braço esquerdo. Ele foi colocado em animação suspensa até reanimarem ele. E isso ocorreu em 1954, guerra fria, tão ligados se não fugiram das aulas de história né? Caso não estejam, a parada é a seguinte. Durante a primeira guerra mundial, em 1917 aconteceu a revolução russa e o império russo se tornou a URSS, a união das repúblicas socialistas soviéticas.
A guerra fria. Momento histórico de muita tensão
que poderia colocar um fim a humanidade.

 O primeiro Estado socialista do mundo, seguindo a ideologia do filosofo alemão Karl Marx. Depois da segunda guerra mundial, erguem-se duas potências no mundo: Os EUA e a URSS. Os dois países são as maiores potências militares do mundo, possuindo o maior arsenal nuclear de que se tem notícia. Aliados durante a segunda guerra, agora eles disputavam uma guerra ideológica: Capitalismo versus Socialismo. Este momento é chamado de guerra fria pois as duas potências não entraram em guerra diretamente.


 Caso tivesse ocorrido um embate militar, eu mesmo provavelmente nem teria nascido para escrever este artigo...   Mas rolou espionagem e "guerras terceirizadas" como a guerra da Coréia e a guerra do Vietnã e a corrida armamentista e espacial. Cada potência fazia propaganda de seu desenvolvimento tecnológico para provar que seu sistema político e econômico era superior. Nisso espiões russos e norte americanos tentavam sabotar ou roubar pesquisas. E nessa parada rolava uns assassinatos. Na ficção ,muitos destes assassinatos ocorreram pelas mãos do soldado invernal.
O soldado Invernal

  Porém, quando acordam o cara pela primeira vez ele surta. Tentou dar porrada em tudo que via pela frente e então quando finalmente sedaram ele, fizeram inúmeras lavagens cerebrais no cara. Ele passou a ser acionado em momentos chaves para os russos, e quando não estava em missão, colocavam o cara para dormir, em êxtase. Por isso ele não envelheceu tanto.  E claro, ele recebeu vários tratamentos médicos e um braço bionico para substituir o que perdeu.Bucky era o soldado invernal. Odiava o ocidente. Era cego com a doutrina russa.Agora ele era  um assassino perfeito.

  A cada missão, ele sofria uma lavagem cerebral,Após cada missão ele era colocado em uma câmara onde jazia até a próxima missão, isso evitava que ele envelhecesse e que adquirisse novamente uma personalidade, dando controle quase que completo para que recebesse as lavagens cerebrais.


  A história de Bucky passa pela vida do Wolverine novamente quando uma das missões é matar Itsu, mãe do Daken, filho do Wolverine , amando de Romullus. Mais tarde, Bucky ajuda Logan a capturar o filho.

  Bucky aparece nas HQs na história do Capitão América como o soldado Invernal, comandado por Aleksander Lukin, que usa o soldado invernal para matar o Caveira vermelha e pegar o Cubo Cósmico do velho nazista.

 E é exatamente o que o soldado Invernal faz. Essa história foi publicada no Brasil mais recentemente pela Salvat na coleção de Graphic Novels que ela está lançando. Vale muito a pena dar uma conferida.


    Quem encontra os indícios do Soldado Invernal é o Nick Fury, que estabelece uma conexão com Bucky. Um dossiê chega as mãos de Steve Rogers... Contendo toda a história do Soldado Invernal. Tudo que eu contei aí em cima de lavagem cerebral, braço biônico, missões e êxtase, o capitão fica sabendo. E lógico, ele vai atrás do Soldado Invernal.

Graphic Novel da Salvat: Capitão
América: O Soldado Invernal.
  Steve era o único convicto de que o Soldado Invernal era o Bucky, e o único decidido em ajudar o seu velho amigo. O desenrolar da história... Quem for ler, tome cuidado...A partir daqui tem Spoiler desta história:

  Lukin começa a perceber que o Cubo cósmico estava enlouquecendo ele e manda o soldado invernal se livrar do cubo. Em alguns momentos da história vemos o soldado invernal questionar algumas ordens, mas não deixa de cumprir o que foi mandado, então ele parte para se livrar do cubo.Capitão vai atrás de Bucky, os dois ficam cara a cara, Capitão conversa com Bucky, porém o velho parceiro de Steve não se recorda da sua antiga vida, então Capitão pega o Cubo Cósmico e deseja que Bucky lembre-se de tudo, as memórias de Bucky voltam, desde o seu tempo como Bucky como também de tudo que fez como Soldado Invernal, se culpando ele some de vista, supostamente destruindo o Cubo Cósmico.


  Com o tempo, o personagem ressurge como aliado de muita gente, como o já citado Wolverine, para capturar seu filho. E assume o título de capitão América quando Steve morre. A gente bem sabe que Steve Rogers não permanece morto e retorna como Comandante Rogers, deixando Bucky como o capitão América.Porém ele encontra a morte pelas mãos da filha do caveira vermelha, Pecado, na saga o próprio medo. Bom...Na verdade ele também não morre aí, mas pede para que todos fiquem de butuca, ele pode ajudar mais com todo mundo pensando que ele está morto e ele não vai ter problemas com o governo russo. Ele só pede para que contem para Steve Rogers, que retorna como Capitão América que está vivo.

Bucky como Capitão América.

  Ahhhh, só esqueci de citar uma parada: O Soldado Invernal treinou uns camaradas para a Rússia. Foi o projeto Zephyr. Três caras que reaparecem na vida dele para infernizar. Dois deles atacam a embaixada da Latvéria e o Bucky ajuda o ...Dr Destino contra eles. O terceiro, Leon Novokov mata um dos caras que já vestiram o "manto" de Bucky e faz lavagem cerebral na viuva negra. 
A Viúva negra recebeu lavagem cerebral
feita por um dos alunos do Soldado Invernal







  #LeandroSilvio
  (Colei algumas paradas que estava em dúvida do site Protocolos Marvel.) 
Next Project

Comentários

  1. Cara gostei muito dos seus comentários, principalmente quando vc fala sobre a Guerra Fria e o término da 2ª Guerra Mundial!!
    Sou professor de História, não conheço à fundo a história do Capitão América , seus aliados e inimigos, porém sei que foram quase todos relacionados com períodos de crise entre democracia e absolutismo, guerras mundiais e conflitos históricos......
    Parabéns pela matéria, bem esclarecedora e envolvente pelo tema

    abraços Geovani

    ResponderExcluir

Postar um comentário