O Possível futuro da Marvel Studios - Parte 2 - Capitão América - O Soldado Invernal






Bom galera o nosso colaborador Ícaro Nonato escreveu um artigo dividido em 5 partes com teorias criadas por ele sobre o que poderia acontecer nos próximos filmes do universo conjunto da Marvel que todos nós estamos esperando, Capitão América – O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia, Os Vingadores – Era de Ultron e Homem Formiga, ele sendo um fã bom nos deu permissão para dividir com vocês estas teorias.
Ontem postamos o prólogo e hoje daremos continuidade no assunto.
Espero que gostem das ideias e teorias, e boa leitura. :D

ADVERTÊNCIA
Este artigo tem como objetivo apresentar hipóteses sobre os futuros filmes da Marvel Studios (Capitão América – O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia, Os Vingadores – Era de Ultron e Homem Formiga), e nada do que há escrito nas páginas a seguir são de fato concretos, porém são baseados em evidências coletadas em arquivos, entrevistas com diretores, atores e produtores, fórum de discussões entre fãs e apaixonados pela sétima e nona arte, que foram de suma importância para a consolidação das seguintes teorias.
Desde já, advirto que nas páginas seguintes há spoilers de praticamente todos os filmes da Marvel, desde os que ainda encontram-se nos cinemas a os que estão nas prateleiras de dvds, ou quem sabe, até daqueles que nem estrearam ainda. Portanto, se você ainda não assistiu e não é fã de spoilers, recomenda-se a não leitura deste artigo.
Boa Leitura!

  Parte 2- Capitão América – O Soldado Invernal



Assim diz a sinopse oficial do filme, liberada em agosto deste ano:

“Após os eventos que aconteceram em Nova York, com a passagem de Os Vingadores, Steve Rogers — aka Capitão América — vive tranquilo em Washington, DC, tentando se adaptar ao mundo moderno.
Ao saber que um agente da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve decide agir e acaba se envolvendo em uma rede de intrigas que ameaça acabar com o mundo.
Após unir forças com Viúva Negra, Capitão América inicia uma batalha para expor toda a conspiração, enfrentando assassinos profissionais enviados para
silenciá-lo. Enquanto o plano do vilão vai sendo revelado, a dupla encontra um novo aliado, Falcão.
Quando menos espera, eles se veem lutando contra um inesperado e formidável inimigo, o Soldado Invernal.”

Como já dito anteriormente, ao final de “Os Vingadores”, Steve Rogers seguiu seu próprio caminho, e como diz a sinopse, ele se refugiou em Washington, DC. Parece ser clichê, um patriota procurar como refugio a casa da pátria, ou então, usar de plano de fundo, a capital norte americana para um thriller político. Mas isso é tudo plano da Casa das Ideias, e foi divulgado pelo próprio presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, em Fevereiro deste ano:
“Nosso primeiro filme do Capitão América foi um filme da 2a Guerra Mundial, e o próximo é um thriller político. Todos eles têm suas próprias texturas e pátinas, e é isso que é excitante sobre ele”
Um thriller politico é um gênero de filmes, que usa o suspense, a tensão e a conspiração como principais elementos da narrativa, focadas em pessoas públicas e de grande poder governamental.
A escolha para a sequencia de Capitão América parece de primeiro arriscada, mas com o tema escolhido para abordagem no filme, o arco Soldado Invernal, tem tudo a ver com este gênero artístico das grandes telas.
O Soldado Invernal na verdade é Bucky Barnes, o amigo e ex companheiro de batalha do Steve durante a 2º Guerra Mundial, porém o mesmo havia “aparentemente” morrido no acidente gravíssimo que sofreu no primeiro filme, onde ele caiu de um precipício.
 Como ele pode ser o Soldado Invernal nos cinemas, se ele morreu? Assim como nos quadrinhos, Bucky deve ter sobrevivido à queda, ficando congelado igual seu amigo. O socorro virá por tropas russas, que desejavam encontrar o corpo do Steve para tomar para si o soro do supersoldado. Bucky deverá ser encontrado com o braço esquerdo mutilado, e então levado para domínio das forças armadas secretas da Rússia, lideradas por Aleksander Lukin. Este será responsável pelas lavagens cerebrais e o implante de um braço biônico em Bucky.
Porém a Marvel em momento algum até hoje confirmou se Aleksander Lukin estaria no filme, o elenco todo foi escalado e realmente nenhum deles estaria cotado para interpretar o russo. Com o lançamento do primeiro trailer do novo longa do Captas, vemos Robert Redford interpretando um personagem misterioso, aparentemente com más intenções, que atende pelo nome de Alexander Pierce, que nos quadrinhos, é como um braço direito de Nick Fury.
Pode parecer estranho, mas esta tese indica que Alexander Pierce é o próprio Aleksander Lukin, e podem perceber que até mesmo os nomes são parecidos. O russo poderia ter se infiltrado na S.H.I.E.L.D., criado laços “falsos” de amizade com Nick Fury, apenas para conseguir informações secretas da organização. Isso será explicado melhor mais a frente.

Primeira foto (à esquerda) mostra o perfil de Aleksander Lukin nos Quadrinhos, e a segunda foto (à direita) representa Robert Redford interpretando Alexander Pierce no novo filme do Capitão América. Há uma certa semelhança, os cabelos meio brancos nas pontas e o rosto gasto do tempo.



Se Lukin estará no filme, ou não, provavelmente, o principal motivo da criação do projeto Soldado Invernal, será o mesmo dos quadrinhos: ELIMINAR PESSOAS INFLUENTES. Nas HQ’s, Bucky – aka Soldado Invernal – se tornou um assassino perfeito e incapturável e mata vários nomes do cenário político ocidental, como o embaixador britânico Dalton Graines, o General da OTAN, e muitos outros. Essas mortes podem ser retratadas no filme, apesar de que ocorreram a quase 50 anos atrás, mas só lembrando: Bucky após cada missão era colocado em uma câmara onde jazia até a próxima missão, isso evitava que ele envelhecesse e que adquirisse novamente uma personalidade. Ou então a Marvel opte por mostrar Bucky como o homem pro trás das mortes de grandes políticos norte americanos, como o presidente Kennedy. Ou ela pode usar referências a outros filmes e assassinar o atual presidente fictício dos Estados Unidos, interpretado por William Sadler, em Homem de Ferro 3 e que já confirmou presença no novo filme do Capitão América.


Essas séries de assassinatos levariam a S.H.I.E.L.D. a investigar e capturar o responsável por tamanha barbaria. Como já foi especificado, o Capitão América, agora está mais próximo a S.H.I.E.L.D. e, por que não, o principal soldado da agência. Ele, provavelmente será o líder da equipe que começará a investigar o caso, e receberá a companhia de uma velha companheira, Natasha Romanoff.
Assim como nas HQ’s, Fury pode se apossar de um dossiê que possui indícios do lendário Soldado Invernal, e analisando a imagens capturadas de ataque anteriores, o chefão de tapa olho, reconhece o misterioso soldado como Bucky, ex-parceiro do seu mais novo aliado, Capitão América.


Provavelmente, esse dossiê também chegará às mãos do Steve Rogers, que também reconhecerá o amigo, e se sentirá no dever de impedir que ele cause mais problemas. Ele partirá em busca do paradeiro do Soldado Invernal, levando a tira colo a bonita Natasha. Nesse caminho ele encontrará um novo parceiro, Sam Wilson, um agente da S.H.I.E.L.D.. Aparentemente, a única ligação, até então que Sam teria com Steve, no filme, é a S.H.I.E.L.D., porém nos quadrinhos, o Falcão, como é chamado, já foi inimigo do Capitão, enquanto era controlado pelo Caveira Vermelha. Se isso será revelado no filme também, não consegui criar conexões para isso, mas a Marvel é a Marvel, e ela consegue tudo.


Pode se juntar a este equipe, outro membro da S.H.I.E.L.D., mas precisamente, uma agente, e considerada uma das melhores da agência. Ela, tem um sobrenome conhecido para Steve Rogers, Sharon Carter ou Agente 13, que será interpretada pela “vingativa” Emily VanCamp. Ela é sobrinha de Peggy Carter, grande amor da vida de Steve. O motivo dela se envolver na busca pelo Soldado Invernal pode ser que pelo fato de ser uma agente muito competente e bem determinada da S.H.I.E.L.D.
Ossos Cruzados


Enquanto a equipe do Capitão se prepara para iniciar a busca por Bucky, uma ameaça parte de dentro da própria S.H.I.E.L.D., agentes infiltrados atacam a sede da agência, e o próprio Capitão é vitima deste ataque (vide a cena do elevador tão comentada nos trailers), onde inclusive aparece outra peça chave desta trama: Ossos Cruzados. Nos quadrinhos, o vilão é a identidade secreta de Brock Rumlow, que é um agente superpoderoso do Caveira Vermelha.


Já perceberam que tudo anda girando em torno do Caveira? Acalmem-se só mais um pouco que tudo irá se encaixar mais a frente!


Mas voltando ao Brock, no filme, pelas cenas em que aparece no trailer (cena do elevador e do avião, onde Steve aparece saltando sem paraquedas), ele deverá ser um agente da S.H.I.E.L.D., mas este estaria trabalhando para outra pessoa, e esta pessoa estará a um passo de colocar as mãos em tudo. A um passo mesmo!


O ataque na sede da agência de investigação foi só um prologo para o que viria, o Soldado Invernal volta a atacar, e desta vez a vitima será nada mais nada menos que o Bad Ass Motherfucker, Nick Fury. Nos trailers vemos uma cena, em que ocorre uma perseguição de carros pelas ruas, provavelmente em Virginia, cidade onde Bucky se refugiou nos Estados Unidos nos quadrinhos, e em um determinado momento, o Soldado Invernal utiliza uma espécie de arma de poder inigualável e atira contra um carro, o mesmo pilotado por Nick Fury. Fotos que circularam na internet logo no início das gravações em Junho deste ano, mostraram uma explosão e Nick Fury saindo ferido de dentro de um carro, no trailer mostra uma cena de relance bem rápida,


que mostra alguém sofrendo uma operação e aparentemente se trata do próprio Fury.


Este poderá ser o local do primeiro embate entre Steve e Bucky. E eu posso esperar que será épico, ex-amigos se combatendo como grandes inimigos.


O afastamento de Nick Fury da S.H.I.E.L.D. tem alguma explicação? SIM!


Nick Fury Ferido nas gravações de O Soldado Invernal


E ela vem logo em seguida, lembram do velhinho mal encarado, que falei logo no inicio que atendia pelo nome de Alexander Pierce, amigão de Fury? Pois bem, é neste momento que revela seu principal objetivo dentro da S.H.I.E.L.D., ele já era braço direito do Nick e agora com seu afastamento, assume o controle de tudo, mas precisamente, o controle da maior agência de investigação do mundo, que possui arquivos de todas as raças, espécies, universos, heróis e poderes que habitam este planeta. Pierce então assume sua real identidade, e como eu já imaginara, ALEKSANDER LUKIN. HAHA!


Isso não para por aí!


Depois do embate com Bucky, Steve está debilitado e percebe que seu inimigo não é um simples qualquer, é alguém mais forte que ele. E agora as coisas se complicam mais ainda, Lukin comanda seus novos agentes liderados por Brody Rumlow (ah, esqueci, no cinema o ator que interpretará esse poderoso vilão, será Frank Grillo) para caçarem Steve Rogers, pois ele tem uma vingança pessoal com o patriota.


A equipe liderada por Capitão America, agora além, de terem que impedir a queda do império da S.H.I.E.L.D. e que informações do governo mundial vazem para as mãos inimigas, têm que lidar com a própria S.H.I.E.L.D. caçando-os.


Kevin Feige disse que haveria um embate em o Capitão e a S.H.I.E.L.D. em um determinado momento, e creio que este momento chegou.
Deverá acontecer um combate entre a nova tropa liderada pelo Ossos Cruzados e a equipe do Steve, juntamente com a Viúva, o Falcão e a Agente 13. Mas tudo isso irá dirigir o filme para o seu ápice, que acredite, será épico, se seguir essa tese que eu estou elaborando aqui.


O combate final será na capital Washington, DC. Mais precisamente em frente ao Capitólio, a sede do poder norte americano, afinal não seria um thriller politico se o centro de todo esse drama não aparecesse no filme, seguindo os passos de outros que fizeram sucesso nas bilheterias este ano, como “O Ataque” e “Invasão a Casa Branca”.


Uma cena parecida aconteceu nos quadrinhos, onde uma batalha final entre os Novos Vingadores (Bucky, Viúva Negra, Falcão, Sharon Carter e o próprio Steve Rogers) lutam contra o temível Caveira Vermelha. Provavelmente esta batalha no filme irá ser o embate final entre o Capitão e o Soldado Invernal, em uma última tentativa de trazer Bucky de volta ao seu controle mental.


Em algum momento, durante a luta, Steve conseguirá trazer lembranças à memória de Bucky, que por um determinado instante percebe que está agindo errado, este é o momento em que Steve usa para trazer a mente sã de seu amigo à tona.





Porém este não é o fim! Lembram o que Joe e Anthony Russo, os diretores do filme, disseram em uma entrevista em Julho durante a San Diego Comic Con?


“...há uma grande mudança no universo ao final dessa história.”


Pois bem, esta mudança radical, pode se explicar com esta tese. Após a vitória do Capitão América e sua equipe contra o Soldado Invernal, Lukin surge em meio ao caos, portando uma arma em punho, aparentemente apenas será mais um adversário, e Steve apenas deseja que ele seja preso pelos seus atos, mas as coisas irão além disto. Lukin, muito sarcástico e quase trapaceiro quanto Loki, revela seu verdadeiro golpe de mestre, suas mãos se elevam até a nuca, e como num simples impulso, ele começa a puxar sua própria pele, como Antônio Bandeiras em “A Pele que Hábito” ou Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro” e mostra seu verdadeiro rosto. Para o espanto de todos, ele tem uma coloração um tanto quanto estranha no rosto, mas bastante conhecida pelo Capitão América. Aleksander Lukin é apenas o querido Caveira Vermelha.


O espanto é perceptível no rosto de todos presentes ali, diante do Capitólio e do cenário de guerra em que aquilo se transformou. Luki/Caveira Vermelha começaria a explicar que quando o Tesseract o tele transportou pelo tempo e espaço, mas precisamente o levou para uma Rússia moderna, ele arquitetou o tempo todo seu retorno, e planejava dominar o corpo do Steve Rogers, para que ele mesmo se tornasse o Supersoldado. Para isso ele construiu uma máquina que seria capaz de trocar de corpo com outra pessoa, fazendo com que sua mente ficasse eternamente viva.


Ele também acabaria revelando que seus planos com O Soldado Invernal surgiu quando descobriu que Bucky estava vivo e poderia utilizar disto para chegar a S.H.I.E.L.D., e tomar posse de seu império.


Para quem conhece e entende dos quadrinhos, durante o arco “Steve Rogers: Renasce” uma história similar aconteceu, o Caveira Vermelha reaparece e ameaça a paz mundial, neste período, a Sharon Carter se recorda de um tempo que ela era controlada pelo nazista de cabeça rubra e fala da tal experiência que o Caveira estava planejando ao construir a tal máquina que trocaria seu corpo debilitado com o do Steve.


Pensando nisso, no longa metragem que estaria se adaptando para os cinemas, iremos ver a Sharon se mostrando como uma grande inimiga ao final de tudo, se tornando uma agente do Caveira Vermelha?


Acredito que isto não causaria um impacto tão grande no público, e muito menos iria mudar o rumo do Universo Cinematográfico Marvel, como dizem os diretores do filme. Porém, e se esta pessoa que no último momento acaba por revelar sua verdadeira posição nesta história, seu lado maligno e se tornar um verdadeiro traidor dentro da S.H.I.E.L.D. e do próprio Capitão América, for uma ruiva sedutora, boa de briga, espiã, que fala russo e tem certos segredos guardados que até mesmo Loki se surpreende, e menciona no filme “Os Vingadores”, enquanto tenta enganar a mente assombrada da doce, porém audaciosa Natasha Romanoff, ou como boa parte conhece: VIÚVA NEGRA?


  Agora sim, o choque derrubaria todos que estiverem sentados nas poltronas confortáveis do cinema, mais do que o choque causado pela revelação frustrante do Mandarim em Homem de Ferro 3. Imaginando aqui, a fatal Natasha, no final de tudo, depois de se mostrar leal a S.H.I.E.L.D. todo


esse tempo, se revelar como uma verdadeira espiã, trabalhando pare seu verdadeiro mestre, aquele que se diz arqui-inimigo do Capitão América.


No filme, esse envolvimento poderia causar realmente, grandes mudanças para futuros filmes da casa da Marvel, inclusive a ponta perfeita para a ativação de Ultron em Os Vingadores 2 (Joss Whedon, 2015). Eu falei ativação? É falei, porque acredito que Ultron já está prontinho, falta apenas ser ativado. Isso irei explicar mais quando chegar no tópico referente a sequência mais aguardada do século, algumas páginas mais a frente deste artigo.


Portanto, e agora, este impacto iria deixar o Steve desnorteado mais do que a revelação de que Bucky seria o Soldado Invernal, a ponto de não conseguir ter nenhuma reação a não ser se render aos planos do Caveira Vermelha? Claro que não!


O ápice do filme seria esse, porém o clímax chegaria agora. Após a revelação bombástica da Natasha, Luki/Caveira Vermelha estaria pronto para finalmente mostrar a que veio. Ele mesmo já diria que tinha uma vingança pessoal com o Capitão América, e o preço dessa vingança para o patriota não seria outro a não ser: A MORTE..




Isso mesmo, assim como nos quadrinhos, onde Sharon Carter, hipnotizada mata Steve Rogers, após os eventos da Guerra Civil; nos cinemas, o Caveira Vermelha daria as ordens necessárias para que Natasha Romanoff puxasse o gatilho da arma contra o peito do Steve Rogers, que sangraria até a morte.


Seria o final mais sombrio para um filme de super-herói que já foi retratado nas telonas, e isso deixaria todos tão perplexos quanto ficaram quando Darth Vader revelou ser pai de Luke, no final da trilogia de Star Wars. Todos ficariam tão fixados com aquela cena final do Steve morrendo em meio aquele caos todo diante do Capitólio, que ninguém iria conseguir sair da frente da tela, talvez precisassem de uma dose de adrenalina nas veias para acordarem do transe. Isso iria repercutir tanto no mundo dos blogs e dos fóruns de discussões sobre filmes e sobre super-heróis, que poderiam ser levados a pleno diante de mesas redondas na televisão, como se fosse uma partida de futebol. A Marvel iria fazer história mais uma vez, e com certeza a bilheteria de Capitão América iria render tantos frutos maduros que a colheita resultaria em apostados mais de 1 bilhão de dólares.


Mas isto seria o fim do Capitão América? Sem Sentinela da Liberdade no Universo Marvel dos Cinemas daqui em diante? Mais ou menos eu diria. Pois, recordam-se que nas HQ’s, após a morte de Steve, quem assume a acunha do Capitão é seu ex-parceiro Bucky Barnes?


Seria interessante, após todo o caos causado, Barnes se redimir e jurar vingança a morte do seu amigo, assumindo sua identidade heroica. Ou poderemos ver o Capitão ressurgindo do mundo dos mortos, como acontece nos quadrinhos. Afinal, Chris Evans, o ator que dá a vida ao Capitão América nos cinemas, tem contrato com a Marvel para 5 filmes, e este seria apenas o terceiro, contando o primeiro filme do Captas e o vindouro Os Vingadores.


Porém teve aquele pequena ponta em Thor – O Mundo Sombrio, mas creio que não deva contar como filme nos contratos.

Será épico ver isso acontecer nos cinemas, porém se minhas teses malucas iram se materializar e realmente acontecer, para o delírio de uma nação inteira, isso só saberemos quando o longa estreiar nos cinemas, lá pra bandas de 04 de Abril de 2014.


Texto criado por: Ícaro Nonato
Next Project

Comentários

  1. caraca cara, tu é sinistro, sabe tudo sobre o Universo da Marvel, to começando a achar que tu trabalha na Shield, mano, pra saber tanto, eu vi o filme na minha imaginação enquanto lia seu post, muito bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário