,E vamos para mais um Excelsior!!E para quem estava esperando uma crítica de X-Men Dias de um futuro esquecido por minha parte deu com os burros n'água ,já que ainda não fui assistir. Sou professor e portanto pobre, não é sempre que dá para ir as estreias, mas vou correr para ver o quanto antes.
Então o EXCELSIOR! da vez fica por conta desta maravilhosa história que foi republicada pela editora SALVAT em sua coleção de Graphic Novels, Wolverine: Arma -X.
Wolverine, a Arma-X |
Publicada originalmente nas edições 72 a 84 de Marvel presents, esta história sombria se passa praticamente toda dentro de um laboratório secreto canadense, onde Wolverine é sujeitado ao processo desumano de doutrinamento para ser transformado na mais perfeita máquina assassina conhecida. Os testes brutais para ter certeza no que Logan vem a se tornar são acompanhados pelo processo que deu seu famoso esqueleto e garras de adamantium. Logan foi escolhido exclusivamente para isso, já que seu fator de cura possibilitaria o mutante de sobreviver ao processo.
Barry Windsor- Smith e seu talento monumental trouxeram a tona uma história atordoante, visceral, intrigante e perturbadora. O cara Trabalhou em tudo quanto é canto da Marvel até esbarrar em Wolverine. Windsor teve a oportunidade de trabalhar com um personagem que o fascinava: Uma natureza contraditória e rompantes de raiva encaixados em um mutante que era perseguido pelo governo canadense, por ter sido transformado em sua principal máquina assassina, odiado por ser mutante e em conflito com sua natureza animal, que o fez procurar em meio a artes marciais um código de conduta para viver.
Wolverine foi trabalhado por equipes criativas da casa de ideias que transformaram o personagem em algo muito além do pensado por seus criadores originais, Roy Thomas, Len Wein e John Romita Sr. Então de um inimigo do Hulk que possivelmente teria uma luva com garras, o personagem transformou-se nessa lenda.
Lógico que muita besteira foi feita ao longo dos anos com Wolverine. Já deixaram o cara imortal, fizeram tantos exageros com o fator de cura do cara que chegou a virar um personagem pastelão em muitos momentos. Mas Arma-X teve uma influencia tão duradoura no personagem, explicando a herança de adamantium de Wolverine que não tinha como não ser considerada cânone.
Pin UP de Wolverine 4 por Barry Winsor Smith |
ARMA-X é um marco e independente do que fizerem nas histórias do Carcaju hoje, está história irá resistir.
Incrível é pensar que as produções da Marvel são realizadas com inúmeros colaboradores: Roteiristas, editores, desenhistas, arte finalistas, letristas... E em cada estágio, as páginas vão sendo criadas com a visão do trabalho de muitos. E as vezes a aventura se perde e toda cronologia dos personagens vai se embolando a médida que o t´tulo ganha tamanho e vai crescendo. Fica uma bagunça. E ARMA-X teve a sorte de ser o trabalho de um indivíduo. Um individuo de talento avassalador. E sem interferências externas e com controle praticamente total em todos os aspectos de criação e arte, quase porque foi auxiliado por Jim Novak no letreiramento. O papo de controle nesta história foi tanto que Winsor opinou até na tinta que deveria ser utilizada na impressão , para que seu trabalho fosse reproduzido com o mais alto padrão de qualidade.
"Meus olhos encontram os dele por um segundo...Cheios de ódio e fúria...Mas eu não podia dizer se era alguma sede de sangue animal..Ou horror pelo que lhe havíamos feito" |
Leandro Silvio
#LeandroSilvio
Comentários
Postar um comentário