Excelsior!!! Caverna do Dragão.


 Saudações Marvelnautas! Tudo bom? Mais uma vez estamos aqui com uma postagem fora do meu dia padrão, a segunda feira, para mais um EXCELSIOR!!! E desta vez o papo é sobre Caverna do Dragão. Já ouviu falar? A série rolou no Brasil em 1986 e passou por muito tempo em rede aberta e ainda passa em canais por assinatura. Nos EUA rolou entre 1983 e 1986 pela CBS. E porque falar de caverna do dragão neste Blog dedicado a Marvel? Pois a série é uma produção em conjunto da TSR, que é dona dos direitos do RPG homônimo, Dungeosn e dragons,da Toei animation e da Marvel productions. É galera, para os saudosos fãs dessa animação que tanto fez sucesso no Brasil fiquem sabendo que caverna do dragão é uma coprodução da Marvel e pós Bienal do livro, onde comprei o livro(fanfic) que reconta a história com um final elaborado para como o autor deu o caminho da história que tem muitas modificações quanto a série original, mas é um fanfic, abreviação de fan fiction, ou seja, uma ficção criada por fãs que não faz parte do enredo oficial a que faz referencia. É uma releitura daqueilo que se entendeu da obra, e é uma boa leitura apesar de não concordar com a visão de Damone (D4MON3) para a história, mas sendo um fanfic ele tem liberdade para dar um outro entendimento aquilo tudo, só quero salientar que na minha cabeça algumas coisas não se modificariam tanto da série original, mas ele dá bastante explicações sobre grande parte do que é o reino onde os garotos foram parar, sobre o passado deste reino e deixa brecha para  uma continuação. Mas voltaremos a falar deste fanfic depois e deixa eu explicar a série para quem não viu e retirar lágrimas dos olhos dos saudosistas.

   Caverna do dragão, cujo original é dungeons & dragons, e se você joga ou sabe o que é RPG. sabe que se baseia neste jogo todo enredo da série. Dungeons & dragons é um RPG(Roleplayng game) onde os jogadores interpretam personagens em um mundo de fantasia medieval, um universo cheio de magia e criaturas fantásticas. O jogo é coordenado e narrado por um jogador especial: O Dungeon Master. Ou mestre do jogo, que controla tudo no mundo onde passa a aventura, com exceção dos jogadores. O mestre é o cara que vai colocar os antagonistas e controlá-los além de premiar as atuações do grupo de jogadores e interpretar os coadjuvantes que aparecerem na narrativa. A série conta a história de 6 amigos que são enviados a um lugar conhecido como o reino depois de entrarem em uma montanha russa em um parque de diversões chamada Dungeons & dragons. No reino onde eles vão parar existem os elementos do jogo de RPG, as criaturas encontradas no livro dos monstros e até mesmo o Dungeon Master, traduzido aqui no Brasil como mestre dos magos.
  As seis crianças americanas já aparecem no primeiro episódio como se já estivessem a um certo tempo no reino, somente a abertura da série, não exibida no Brasil, possui o enredo inicial onde o grupo aparece trajando as roupas características de algumas das classes que se pode escolher para jogar no jogo de RPG e recebem do Dungeon Master as armas do poder, armas mágicas que vão auxiliar os seis amigos a sobreviverem no reino, principalmente contra o maligno mago conhecido como o Vingador, que busca as armas do poder para destruir o Mestre dos Magos(O dungeon master) e o dragão de cinco cabeças Tiamat, a única criatura no reino que ele teme por ser muito mais poderosa que ele.
   As crianças são o pequeno bárbaro Bobby que recebe uma clava capaz de causar terremotos e que deixa o garoto de oito anos mais temido do que um bárbaro de 2 metros de altura. O invocado bárbaro tem como irmã a doce Sheila, que recebe uma capa mágica que a deixa invisível, sendo assim a ladina do grupo,Diana é a acrobata, minha favorita por sinal, é a afro descendente do grupo que tem um corpo escultural e recebeu um bastão que é flexível e que pode ser reconstruído caso venha a ser quebrado . O mago é o nerd Presto, cujo nome verdadeiro é Albert ,mas que recebeu este apelido por fazer truques de mágica no colégio. Ele recebe um chapéu e é este chapéu o responsável por inúmeras mágicas que ele é capaz de realizar no reino. Porém na maior parte das situações a mágica sempre sai errada ou de maneira atrapalhada. Eric é o cavaleiro pela saco. O covarde mor do grupo, o chato ,o arrogante e egoísta que acaba por vezes mostrando um lado bom e altruísta. E falando em altruísta não tem ninguém que seja mais representado desta forma do que o líder do grupo o ranger. Hanck. O garoto recebe um arco mágico capaz de projetar flechas de energia. Ah, a arma de Eric é um escudo mágico que cria um campo de força ao redor do usuário e de quem estiver junto.
  Temos também, não pode deixar de ser citado, a unicórnio, ou como diria minha amiga Nice em um de nossos bate papos de bar, a cabritinha Uni. A pequena unicórnio acompanha o grupo e é praticamente a mascote de Bobby e como pertence ao reino não pode acompanhar as crianças ao mundo "real", assim sendo é responsável por muitas das falhas das crianças em voltar para casa, pois esta é a meta delas após terem chegado ao reino, sair fora daquele lugar.
  Nas muitas tentativas de sair daquele lugar eles vão resolvendo diversos problemas do Reino, enquanto encaram constantemente o Vingador e o dragão Tiamat.
  Bom ,explicado isso vamos retirar algumas dúvidas e apontar algumas curiosidades da série. Primeiro: Ela só tem 27 episódios. Se você acha que tem mais pois via quando criança e na verdade não acha mas jura que são bem mais episódios é porque a gente quando é fedelho não prestava muita atenção, mas o troço repetia mais que Chaves...Não impossível repetir mais que Chaves... Repetia tanto quanto odo mundo odeia o Chris.
  O Vingador montava um corcel negro alado e você que conhece a série e tem amigos que a viam já deve, ou não, ter visto a infame piada: "O Vingador tem asas e o cavalo não, eles estão voando, se o Vingador abrir as pernas o cavalo cai? " Senhores, o corcel negro do Vingador é da raça conhecida como "pesadelos" apresentada no livro dos monstros de Dungeons e Dragons. Os pesadelos são capazes de voar, o Vingador não, apesar de ter asas, deve ser apenas uma questão de moda.
  As armas mágicas não funcionam no mundo "real" só no Reino, mas a magia do Vingador é usada de boa. Pois temos um episódio em que eles voltam ao parque de diversões mas o Vingador vem junto. Eles são obrigados a retornar ao reino para as armas funcionarem e vencerem o Vingador.
  Tem uma história babaca criada por brasileiros que nada tem o que fazer de que os adolescentes sofreram um acidente no parque e morreram e foram para o inferno. O capeta e seus demônios na forma do mestre dos magos, do Vingador e até da unicórnio Uni, são os capetas disfarçados atormentando as crianças e o anjo que tenta avisar que eleas estão no inferno é o dragão Tiamat.
  Balela da balela toda esta lorota desmentida pelo autor. E a galera que criou esta histórinha além de quem acreditou nesta bobeirada tem pouco conhecimento de tudo. O enredo mostra garotos normais vivendo no mundo de Dungeons e Dragons e enfrentando os perigos apresentados no jogo, que é um jogo de imaginação onde você interpreta um personagem daquele mundo. Agora o quão mais fantástico pode ser se você, não um personagem que você vá interpretar, receba poderes, armas mágicas e é convidado a aventura? como seria? Veja: História sem fim Harry Potter e Percy Jackson e os olimpianos. Todos fazem um convite a aventura e a imaginação: E se você fosse filho de um deus grego? E se você fosse um bruxo? E no mais, Tiamat. Um anjo? Um dragão de 5 cabeças que tem o nome de uma deusa da mitologia babilônica da Suméria, considerada pagã pelos cristãos, vista como uma serpente marinha que foi morta pelo deus Marduk é dividida em dois. É a deusa do caos e das trevas. E no mundo de Dungeons & Dragons RPG é uma deusa dragão maligna inimiga do deus dragão benigno Bahamut. Em caverna do dragão Tiamat é um dragão macho(Ao que parece) praticamente invencível, mas que teve episódio em que foi preso em um porão... Mas o que posso esperar? Afinal na sociedade muita gente acha que RPG é coisa do capeta...E RPG é um jogo de interpretação e de aventura que na maior parte das vezes é igual a temática de um anime japonês onde só se consegue vencer os obstáculos com força de vontade, amizade e companheirismo. Muito disso visto na série.
  Na verdade o enredo de caverna do dragão, o episódio final, que recebe o nome de Réquiem foi escrito mas nunca foi animado. Ele conta uma aposta entre O Vingador e o Mestre dos magos que faz o grupo se dividir na em uma briga, quando o mestre dos magos vira as costas para o grupo e eles recebem a ajuda do Vingador. No fim a chave destranca uma tumba onde se vê o Vingador como um nobre guerreiro. O Vingador é filho do mestre dos magos, mas que seguiu um caminho maligno a serviço de um mestre , aquele cujo nome não deve ser pronunciado, que aparece em um dos episódios.
  O jogo Baldurs gate II faz referencia a Bobby e a Hanck, o jogo é ambientado no mundo fictício de Dungeons e dragons: Forgonten Realms, Em caverna do dragão vemos a descoberta de várias dimensões , revelendo similaridades com o cenário de RPG Planescape e tem cidades que lembram algumas descritas no cenário padrão de Dungeons & dragons, Greyhawk.
  Por fim, termino com as diferenças encontradas no Fanfic que apresenta uma releitura da série e que foi vendido na Bienal do livro deste ano. O livro mostra várias explicações narrando o passado dos garotos e do reino em padrão muito diferente do que visto na série, mas é uma releitura não esqueçam, o cavalo do Vingador não é um pesadelo e sim um pégaso negro, Uni é a ultima unicórnio fêmea, a arma de Diana é um chicote e o Eric é bem corajoso, além de ser um jogador de basquete de 2 metros. Não vou relatar pormenores do livro nem  do enredo em si desenvolvido para o fanfic e pode gerar aqueles desgostos que fãs de quadrinhos costumam ter quando veem a releitura da história de seus personagens favoritos no cinema. Mas vale a pena dar uma conferida.

 Leandro Silvio
#LeandroSilvio

Next Project

Comentários