Salve,salve galera! Desculpem o atraso nas postagens. Duas semanas né? É eu sei...Foi mal,foi mal...Mas estive atarefado. Fazendo provas, corrigindo testes e foram as semanas do Bienal do livro né?Então eu fui comparecer para fazer uma matéria de boa de como foi o evento. Aliás fui em três dias para que nada pudesse escapar e sendo sincero? Ainda consegui perder muita coisa.
Para quem está moscando no que estou tramitando aqui, estou falando do evento que ocorre no Rio centro no Rio de Janeiro. A Bienal do livro. Estandes e mais estandes de livros com os mais variados enredos. Alguns lugares com promoções, outros não e muitos com os livros mais caros do que na livraria da sua cidade. Mas é uma excelente oportunidade de conhecer novos lançamentos, outros títulos e autores. Fora que tem os mini eventos lá dentro, com palestras, café literário, show para as crianças. e atividades.
Mas vamos ao que rolou este ano. Tivemos a presença do Lobão,da figurinha repetida Talita Rebolças, de muitos autores novos e dos carimbados Ziraldo e Maurício de Souza, na Panini que desta vez trouxe uma estátua do Ben 10 e do Superman. Na ultima da Bienal tinha um Lanterna verde e um Homem de ferro e na Bienal anterior uma estátua do Hulk. Ou seja, este ano enfraqueceu.
Mas mesmo sem nenhuma estátua da Marvel este ano, tendo que me contentar com o Superman e o Ben 10 Na Panini, que aliás estava boa para conseguir uns encadernados, e eu entrei numas de pegar encadernados para substituir nas minhas coleções as outras revistas, já que a capa dura faz com que a peça dure mais e tem um valor maior. Além de ser muito mais bonita. E na Panini e na Devir, para quem estava disposto a gastar um bom dindin teve oportunidade de beliscar boas coisas. Mas nada tão exclusivo que você não possa encontrar em uma das livrarias da Saraiva por exemplo. Mas fiz minhas comprinhas.
Encontrei o já velho de guerra Carlos Ruas, reponsável pelo Blog www.umsabadoqualquer.com , ele faz tirinhas bem humoradas e bem leves sendo sarcástigo e dando um chega pra lá em teorias absurdas dentro de diversas religiões. O protagonista de suas histórias nada mais é do que Deus, que junto de Adão e Eva, Caim e Luciraldo além dos outros deuses vivem as mais engraçadas histórias. Ele estava lá autografando o seu livro de tirinhas , Um sábado Qualquer, infelizmente não achei o segundo dele, o boteco dos deuses.Já que o primeiro livro dele foi lançado pela Devir e a Devir mais uma vez liberou uma tarde de autógrafos com ele, coisa que a Record não fez, editora de seu segundo livro...
Se bem que a Record promoveu uma tarde de autógrafos com os tradutores da série de Warcraft lançada aqui no Brasil, com direito a fotos que vão aparecer lá na Blizzard, produtora do MMORPG mais jogado no mundo.
" Mas tio Leandro, somos fãs da Marvel. O que tinha da Marvel lá? Conta? Aquela foto lá do Homem de ferro é da Bienal anterior, seu que não quis colocar a foto da estátua do Super porque é um Blog da marvel..." Calma jovem Padawan! Sabemos que a representante da Marvel ,e da DC Comics, no Brasil é a Panini, porém está na Bienal dá uma maior importância ao produto nacional, o que acho correto, e o estande da Panini é recheado de Turma da Mônica, pequenos,jovens, adultos e velhos... Maurício de Souza presente e Talita Rebolças dando as caras com um livro em parceria com o mestre Maurício são os ingredientes para que os nossos amados super heróis não tenham lá aquela atenção, mesmo com este monte de filmes. Isso não quer dizer que não tinha nada de heróis, como eu havia dito lá em cima, a Panini tinha HQS das mais variadas do universo dos super heróis com edições novos e "antigas" tipo de 4 meses atrás. Então se perdeu alguma coisa, era a hora de pegar. E como havia colocado, os encadernados estavam excelentes. Mas quem mais chamava a atenção dos fãs de HQs não era a Panini ou a Devir. Era a Comix.
Mas é certo que a coisinha do universo dos super heróis que você estava procurando e pretendia encontrar na Bienal está na Comix. Desde miniaturas, figuras de ação, encadernados e estátuas até livros que contam os bastidores da criação dos quadrinhos.
Fora isso tivemos a Seven presente com estátuas do Ryu e do Sagat. E como de praxe dos locais onde a Seven se enfia, promoções e mais promoções. Play 3 e X-Box seriam sorteados no evento e adivinha quem ganhou?
Se você chutou que fui eu se enganou. E também não faço a menor ideia de quem ganhou. E enfim, quem curte ler seja lá o que for pode ir para a Bienal do livro daqui a dois anos que não vai se arrepender. Mas fica a dica: A Bienal é um evento caro. Entrada 14 pilas, estacionamento 18, picolé frutare 4 contos assim como o Churros. 10 reais um pedaço de pizza e um suquinho vagabundo. Hamburguer e Coca Cola 18 reais e por aí vai. Os livros só ficaram em promoção mesmo ,mesmo no ultimo dia. Tinha estande, como o da Martins Fontes que desceu o preço das paradas para 50% e a Record que desceu 40%.É um evento muito bom, mas caro. Longe de ser um evento que viesse a estimular a leitura de adolescentes. É um evento para quem já é leitor e se desespera quando não consegue comprar o livro que queria. E não posso esquecer. Fãs de Games of Trhones tiveram na Bienal a oportunidade de sentar no trono de ferro e sentir por um breve instante como é governar Westeros.
Fico por aqui cambada!Até a próxima!
Leandro Silvio
#LeandroSilvio
Comentários
Postar um comentário