[CRÍTICA] Os Guardiões da Galáxia (2014)



 Na avalanche de filmes de super heróis devido ao atual ciclo de popularidade a Marvel/Disney apostou em um grupo não tão famoso entre os fãs do gênero em HQs: Os guardiões da galáxia.

  Os trailers estavam fantásticos. Porém confiar em trailers é algo complicado. Eles passam uma expectativa de que o filme será fantástico e na hora do "vamos ver" é um balde de água fria. Quantas decepções cinéfilos ou fãs de determinado gênero passaram por criarem expectativas baseadas em um trailer? Para fãs de HQs então a coisa é ainda mais complicada, já que a expectativa já começa quando povoam a imaginação de como será o filme de seu personagem favorito assim que ele é anunciado. Com Guardiões da galáxia nada disso aconteceu.

   Assim como ocorreram nos longas anteriores do gênero a adaptação modificou bastante o que é visto nas HQs, o que faz muitas vezes os fãs torcerem o nariz, já que muita das vezes acabam destruindo um ou outro aspecto que faz daquele personagem o que ele é. Nas HQs vemos alterações constantes criadas pelos roteiristas, mas tudo em cima de uma história que já é "padrão", em outras mídias esta história é recontada de maneira que apresente uma boa adaptação para aquela mídia, colocando elementos ou retirando para uma melhor fluidez da história. Depende então do diretor examinar com cuidado o que pode dar certo ou não.

 Então desde o primeiro X-Men as adaptações dos quadrinhos pipocaram e tiveram seus altos e baixos, que foram de filmes maravilhosos como a trilogia do Batman de Christopher Nolan, que veio em boa hora depois do cavaleiro das trevas sofrer com Joel Shumacher, passando por filmes medianos como Thor: o reino sombrio e dispensáveis como Lanterna verde. Alguns críticos chegaram a especular que quando o gênero chegou em seu ápice com Os Vingadores o fim também se aproximaria.Mas a teoria era furada. E chegamos aos Guardiões da Galáxia.

   Com uma proposta parecido com a dos Vingadores , em relação a um filme que conte a história de um grupo de heróis, Guardiões chega a ser bem mais sucedido. Enquanto Em Vingadores alguns dos heróis tem menos espaço do que outros, considerados os medalhões, não tem como comparar o destaque do Homem de ferro com as cenas do gavião arqueiro por exemplo, já em Guardiões é apresentado o filme de um equipe.Temos um protagonista, mas os outros personagens tem uma participação mais equilibrada.

  De longe Guardiões é o filme mais bem humorado que a Marvel lançou, e visualmente mais próximo as HQs.Além disso a ação é constante, a aventura é fantástica elenco não deixou a desejar. Mesmo Dave Bautista, ex-lutador de MMA, teve uma atuação muito boa como Drax, o destruidor. E assim como o Hulk em Os Vingadores, Rocket e Groot protagonizaram cenas fantásticas.

Vin Diesel empresta sua voz a Groot e Bradley Cooper é simplesmente perfeito com a voz de Rocket. Zoe Saldana passa do azul de Avatar para o verde Gamora e é bastante competente assim como o protagonista Peter Quill, interpretado pelo veterano Chris Pratt que emprestou carisma e aquele ar canastrão para o Senhor das estrelas

  A Marvel ganhou muitos pontos com este longa, fez seu dever de casa, mostrou que tem roteiristas competentes capazes de excelentes tiradas, com humor na dose certa e na hora certa,e premia o publico com citações dos anos 1980 para saudosistas, principalmente na forma de canções, fazendo com que o filme possua das melhores trilhas sonoras.

  O filme tem muita ação e aventura, tem momentos emocionantes, a adaptação ficou fantástica, possui aquele humor saudável ,deixa aquele gostinho de quero mais e é claro, tem Stan Lee. E como eles retornam em 2017 não ficaremos carentes de "Eu sou Groot"!


   #LeandroSilvio


Gostou desse Post?
Curtam e Compartilhem por favor!

Next Project

Comentários

  1. Aguardando a continuação desde já!

    Aliás, ótima crítica!

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário